ESCUELA CIUDADANA: UNA EXPERIENCIA CONTRAHEGEMÓNICA
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v6.id473Resumen
Este trabajo tiene como objetivo estudiar los principios y propuestas fundamentales del proyecto Escola Cidadã desarrollado en la red de educación pública municipal de la ciudad de Porto Alegre durante las administraciones populares, de 1989 a 2004. o El proyecto de democratización de la ciudad y su desarrollos en la democratización de la escuela. Como fuentes de análisis utilizadas para los documentos básicos sobre una política educativa de la época, los principales autores que sirvieron de referencia teórica para el proyecto, entre ellos Paulo Freire, Carlos Brandão, Vigotski, Gramsci y Karl Marx. El estudio muestra que Escola Cidadã fue un proyecto contrahegemónico, basado en valores solidarios, cooperativos y colectivos. Es un contrapunto al supermercado, sustentado en los valores neoliberales del modelo de mercado, como la competencia, el individualismo, el emprendimiento y la meritocracia.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação a Crítica Educativa a o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Crítica Educativa.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Crítica Educativa do PPGED da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.