Ensino de astronomia nos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo sobre a aquisição de conceitos científicos para alunos com surdez

Autores/as

  • Alessandra Ferreira Di Roma UNESP
  • Eder Pires de Camargo UNESP

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v1i2.47

Palabras clave:

Educação em ciências naturais. Educação de surdos. Ensino de astronomia. Formação de conceitos científicos.

Resumen

Esta pesquisa procurou investigar como ocorre o processo de escolarização de crianças com surdez nos anos iniciais do ensino fundamental. Objetivou-se investigar o acesso de alunos com perdas auditivas ao conhecimento científico em aulas de ciências naturais, articuladas aos princípios da astronomia. Como objetivos específicos, pretendeu-se analisar os processos de interação dos alunos surdos em sala de aula, sobretudo durante uma atividade pedagógica mediada pela pesquisadora e por dois professores da área de Física, participantes deste estudo. Além disso, buscou-se examinar as possibilidades e limitações para a construção do conceito fases da Lua para essas crianças. Os resultados da pesquisa apontam para a necessidade de alterações no atual paradigma da educação de surdos no Brasil. Destacamos a necessidade da implantação de práticas inclusivas que orientem uma educação bilíngue para os surdos. Independente da abordagem comunicativa utilizada pelos alunos com surdez seja ela oral ou gestual, o processo educativo deve garantir a essas crianças um ensino que contemple suas necessidades comunicativas e pedagógicas.

Palavras-chave: Educação em ciências naturais. Educação de surdos. Ensino de astronomia. Formação de conceitos científicos.

 

Biografía del autor/a

Alessandra Ferreira Di Roma, UNESP

Educação para a Ciência; Educação de Surdos

Eder Pires de Camargo, UNESP

Educação para a Ciência; Educação de Surdos

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Publicado

2015-12-16

Cómo citar

Di Roma, A. F., & de Camargo, E. P. (2015). Ensino de astronomia nos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo sobre a aquisição de conceitos científicos para alunos com surdez. Crítica Educativa, 1(2), p.142–160. https://doi.org/10.22476/revcted.v1i2.47

Número

Sección

Dossiê temático "Democracia Participativa e Educação Cidadã" - Artigos Nacionais