ANA, ¿RECUERDAS EL PROYECTO ESCUELA CIUDADANA?
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v6.id463Resumen
Este texto aporta con una propuesta de pesquisa desarrollada en el campo disciplinar de la Sociologia, en una escuela secundária particular, situada en la ciudad de Itu-SP. Aqui, presentamos, transformado en memória, el diálogo entre alumna y profesor. Diálogo establecido en forma de cuestionario sobre la práxis docente, preguntas que tomam por base los aportes de Paulo Freire. La interlocutora de este diálogo fue la alumna y actualmente pedagoga: Ana Julia. El diálogo propuesto tuvo como núcleo temático: el hambre, en el contexto de la ciudad de Itu-SP. El tema ha sido analisado cuando la alumna cursava el segundo ano de secundária y culmina con la promulgación de la Ley de la Intendencia de Itu, N. 1886/2017, en un proyecto escrito colectivamente por los estudiantes. La memória investigativa que registramos se vuelve al término de este artículo, en la reflexiom sobre la denominada educación ciudadana y los posibles caminos para su implementación en las instituciones escolares.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação a Crítica Educativa a o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Crítica Educativa.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Crítica Educativa do PPGED da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.