Representações sociais dos professores no ensino-aprendizagem do adolescente com Síndrome de Down

Autores/as

  • Sandra Conceição Maria Vieira Prof. Adjunta de Odontopediatria Faculdade de Odontologia de Pernambuco
  • Kalina Vanderlei Paiva da Silva Prof. Associada da Universidade de Pernambuco
  • Maria do Rosário Fátima Brandão Amorim Professora Adjunta do Departamento de Educação da Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Mariana Alves Souza Gama Oliveira Universidade de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v1i2.44

Palabras clave:

Representações Sociais, Docentes, Deficientes, Educação Inclusiva.

Resumen

Resumo

Este artigo tem por objetivo compreender e analisar as representações sociais dos professores sobre o processo ensino aprendizagem do adolescente com síndrome de Down. Adotou uma abordagem qualitativa, utilizando o conceito das representações sociais. A escola escolhida é regular e adepta a educação inclusiva. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário. As entrevistas foram transcritas na íntegra e submetidos à análise do discurso.Três professores participaram da pesquisa. Percebeu- se que esses professores ainda não sabem bem o que fazem dentro de sala de aula, porque nenhum deles conseguiram responder, de fato, como trabalham pedagogicamente com esses alunos com Síndrome de Down. Pode- se acreditar que os aspectos indicativos de Representações sociais foram amplas. A representação mostrou- se como desafiadora para maior parte dos professores entrevistados, visto que compreendem que é necessário realizar o processo de inclusão, porém muitas vezes não sabem como. Ainda existe uma concepção que o aluno não aprende, demonstrando uma representação excludente, em relação ao fato de excluí-lo do direito adquirir conhecimentos como qualquer outro aluno e ao fato da falta de meios pedagógicos que facilitariam o processo ensino aprendizagem dos mesmos.

 

Biografía del autor/a

Sandra Conceição Maria Vieira, Prof. Adjunta de Odontopediatria Faculdade de Odontologia de Pernambuco

Mestre e doutora em odontopediatria pela Universidade de Pernambuco

Professora adjunta de Odontopediatria da UPE

Kalina Vanderlei Paiva da Silva, Prof. Associada da Universidade de Pernambuco

Doutora em História pela Universidade Federal de Pernambuco

Maria do Rosário Fátima Brandão Amorim, Professora Adjunta do Departamento de Educação da Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutora em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco

Mariana Alves Souza Gama Oliveira, Universidade de Pernambuco

Graduação em odontologia pela UFPE

Residencia em odontopediatria (imip)

Mestranda em Hebistria pela UPE

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Publicado

2015-12-16

Cómo citar

Vieira, S. C. M., Paiva da Silva, K. V., Brandão Amorim, M. do R. F., & Souza Gama Oliveira, M. A. (2015). Representações sociais dos professores no ensino-aprendizagem do adolescente com Síndrome de Down. Crítica Educativa, 1(2), p.187–199. https://doi.org/10.22476/revcted.v1i2.44

Número

Sección

Artigos e ensaios nacionais