EL ESTADO DEL ARTE EN LA FORMACIÓN INICIAL DE PROFESORES

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v6.id425

Palabras clave:

Formação inicial de professores, desenvolvimento profissional docente, estado da arte

Resumen

La formación inicial docente es una de las etapas de la formación docente que contribuye a su desarrollo profesional. El presente artículo, por tanto, tiene como objetivo realizar una encuesta de investigación sobre la formación inicial del profesorado en la última década. Se trata de una búsqueda bibliográfica de última generación, realizada a partir de artículos publicados en revistas Qualis / CAPES con estratos A1 y A2. Los resultados muestran que los principales temas sobre la formación inicial docente identificados en los artículos analizados en la última década se centran principalmente en: Estrategias Pedagógicas, Tecnologías de la Información y la Comunicación, Pasantía Supervisada, Identidad Profesional, Articulación Teórico-Práctica y Conocimiento Docente. Nuestros resultados también revelan que la Formación Docente Inicial es un paso importante para que el licenciatario construya algún conocimiento docente que contribuya a la construcción de su identidad profesional.

Biografía del autor/a

Jeniffer Rafaella Matoso Vieira da Rosa, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação MAtemática. Licenciada em Ciências Biológicas.

Márcio Akio Ohira, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina (2002) (licenciatura plena/Bacharelado), Mestrado Em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2006) e Doutorado em ensino de Ciências e educação Matemática (2013). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Ponta Grossa (campus Uvaranas) nas disciplinas integradoras de Laboratório de Ensino. Atuou como Membro da Comissão Estadual/Institucional Universidade para os Índios (2007-2014) e Presidente do XIII Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná. Atuou como Coordenador de Gestão PIBID - Uenp (2012-2015). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: interdisciplinaridade, formação de professores e prática de ensino de Ciências e Biologia.

Ana Lúcia Pereira Baccon, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora (2011) e Mestre (2005) em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Graduada em Ciências e Matemática na Universidade do Norte Pioneiro (UENP, 1994). Professora do Departamento de Matemática e Estatística da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG, Brasil) desde 2012. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, em que serviu como vice-coordenador (2014-2015) e do Programa em Ensino de Ciências e Educação Matemática (2017) na Universidade Estadual de Ponta Grossa. É membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - BASis - INEP/MEC. Foi pesquisadora visitante na University of Strathclyde, no Reino Unido (2016-2018) pelo Programas Estratégicos - DRI, com apoio da Capes. Também atuou como coordenadora Institucional do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID / Capes / UEPG, 2012-2013) e como Coordenadora de Gestão e Processos Educacionais no PIBID (Capes / UEPG, 2014-2016). Foi Chefe do Núcleo Regional de Educação de Jacareziho no Estado do Paraná (2009-2010). Presidente do Sindicato dos Professores (APP) da região Jacarezinho (2002-2009). Autor de vários artigos em revistas e atua como referee nas áreas de Políticas Educacionais, Formação de Professores; Práticas e Desenvolvimento Curricular; Ensino e Aprendizagem; Psicanálise; Midias Socias; Ciência, Tecnologia e Sociedade e Educação Matemática. Editor associado da Frontiers in Psicologia da Educação desde 2015. Bolsista de Produtividade da Fundação Araucária-Paraná.

Lucken Bueno Lucas, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Doutor e Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (PECEM-UEL 2008; 2014, bolsas CAPES). Especialista em Bioética pela Universidade Estadual de Londrina (2007). Graduado em Ciências Biológicas (Licenciatura Plena) pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP, 2006). É professor efetivo (Adjunto) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus Cornélio Procópio. Coordena o Programa de Pós-Graduação em Ensino - Mestrado Profissional em Ensino da UENP (http://www.uenp.edu.br/mestrado-ensino). É líder do GPEFOP - Grupo de Pesquisa em Ensino e Formação Profissional, cadastro CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3345995435404954. Tem experiência nas áreas de Ensino de Ciências/Biologia com ênfase em Axiologia e Epistemologia da Biologia, Formação de professores, Bioética e Biologia Aplicada à Saúde.

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Publicado

2020-12-30

Cómo citar

Matoso Vieira da Rosa, J. R., Ohira, M. A., Pereira Baccon, A. L., & Lucas, L. B. (2020). EL ESTADO DEL ARTE EN LA FORMACIÓN INICIAL DE PROFESORES. Crítica Educativa, 6(1), 1–13. https://doi.org/10.22476/revcted.v6.id425

Número

Sección

Artigos e ensaios nacionais