THE STATE OF ART ON INITIAL TEACHER TRAINING

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v6.id425

Keywords:

Formação inicial de professores, desenvolvimento profissional docente, estado da arte

Abstract

Initial teacher education is one of the stages of teacher education that contributes to their professional development.This article, therefore, aims to conduct a survey of research on Initial Teacher Education in the last decade.This is a state-of-the-art literature search, conducted from articles published in Qualis / CAPES journals with strata A1 and A2. The results show that the main themes about initial teacher education identified in the articles analyzed in the last decade focus mainly on: Pedagogical Strategies, Information and Communication Technology, Supervised Internship, Professional Identity, Articulation Theory and Practice and Teaching Knowledge. Our results also reveal that Initial Teacher Training is an important step for the student to build some teaching knowledge that contribute to the construction of their professional identity.

Author Biographies

Jeniffer Rafaella Matoso Vieira da Rosa, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação MAtemática. Licenciada em Ciências Biológicas.

Márcio Akio Ohira, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina (2002) (licenciatura plena/Bacharelado), Mestrado Em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2006) e Doutorado em ensino de Ciências e educação Matemática (2013). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Ponta Grossa (campus Uvaranas) nas disciplinas integradoras de Laboratório de Ensino. Atuou como Membro da Comissão Estadual/Institucional Universidade para os Índios (2007-2014) e Presidente do XIII Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná. Atuou como Coordenador de Gestão PIBID - Uenp (2012-2015). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: interdisciplinaridade, formação de professores e prática de ensino de Ciências e Biologia.

Ana Lúcia Pereira Baccon, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora (2011) e Mestre (2005) em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Graduada em Ciências e Matemática na Universidade do Norte Pioneiro (UENP, 1994). Professora do Departamento de Matemática e Estatística da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG, Brasil) desde 2012. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, em que serviu como vice-coordenador (2014-2015) e do Programa em Ensino de Ciências e Educação Matemática (2017) na Universidade Estadual de Ponta Grossa. É membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - BASis - INEP/MEC. Foi pesquisadora visitante na University of Strathclyde, no Reino Unido (2016-2018) pelo Programas Estratégicos - DRI, com apoio da Capes. Também atuou como coordenadora Institucional do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID / Capes / UEPG, 2012-2013) e como Coordenadora de Gestão e Processos Educacionais no PIBID (Capes / UEPG, 2014-2016). Foi Chefe do Núcleo Regional de Educação de Jacareziho no Estado do Paraná (2009-2010). Presidente do Sindicato dos Professores (APP) da região Jacarezinho (2002-2009). Autor de vários artigos em revistas e atua como referee nas áreas de Políticas Educacionais, Formação de Professores; Práticas e Desenvolvimento Curricular; Ensino e Aprendizagem; Psicanálise; Midias Socias; Ciência, Tecnologia e Sociedade e Educação Matemática. Editor associado da Frontiers in Psicologia da Educação desde 2015. Bolsista de Produtividade da Fundação Araucária-Paraná.

Lucken Bueno Lucas, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Doutor e Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (PECEM-UEL 2008; 2014, bolsas CAPES). Especialista em Bioética pela Universidade Estadual de Londrina (2007). Graduado em Ciências Biológicas (Licenciatura Plena) pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP, 2006). É professor efetivo (Adjunto) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus Cornélio Procópio. Coordena o Programa de Pós-Graduação em Ensino - Mestrado Profissional em Ensino da UENP (http://www.uenp.edu.br/mestrado-ensino). É líder do GPEFOP - Grupo de Pesquisa em Ensino e Formação Profissional, cadastro CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3345995435404954. Tem experiência nas áreas de Ensino de Ciências/Biologia com ênfase em Axiologia e Epistemologia da Biologia, Formação de professores, Bioética e Biologia Aplicada à Saúde.

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Published

2020-12-30

How to Cite

Matoso Vieira da Rosa, J. R., Ohira, M. A., Pereira Baccon, A. L., & Lucas, L. B. (2020). THE STATE OF ART ON INITIAL TEACHER TRAINING. Crítica Educativa, 6(1), 1–13. https://doi.org/10.22476/revcted.v6.id425

Issue

Section

Artigos e ensaios nacionais