THE STATE OF ART ON INITIAL TEACHER TRAINING
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v6.id425Keywords:
Formação inicial de professores, desenvolvimento profissional docente, estado da arteAbstract
Initial teacher education is one of the stages of teacher education that contributes to their professional development.This article, therefore, aims to conduct a survey of research on Initial Teacher Education in the last decade.This is a state-of-the-art literature search, conducted from articles published in Qualis / CAPES journals with strata A1 and A2. The results show that the main themes about initial teacher education identified in the articles analyzed in the last decade focus mainly on: Pedagogical Strategies, Information and Communication Technology, Supervised Internship, Professional Identity, Articulation Theory and Practice and Teaching Knowledge. Our results also reveal that Initial Teacher Training is an important step for the student to build some teaching knowledge that contribute to the construction of their professional identity.
References
ALMEIDA, P. C. A.; BIAJONE, J. Saberes docentes e formação inicial de professores: implicações e desafios para as propostas de formação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 33, n. 2, p. 281-295, maio/ago, 2007.
AZEVEDO, R. O. M; GHEDIN, E; SILVA-FORSBERG, M. C; GONZAGA, A. M. Formação inicial de professores da educação básica no Brasil: trajetória e perspectivas. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 12, n. 37, p. 997-1026, set./dez. 2012.
Baccon, A. L. P.; Arruda, S. M. Os saberes docentes na formação inicial do professor de física: elaborandosentidos para o estágio supervisionado. Ciência & Educação, v. 16, n. 3, p. 507-524, 2010.
DUTRA, E. F. Possibilidades para a articulação entre teoria e prática nos cursos de licenciatura. 2010, 354 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2010. https://repositorio.ufsm.br/handle/1/6925>. Acesso em: 12 set. 2018.
GHEDIN, E. SHIGUNOV NETO, A.; FORTUNATO, I. Donald Schön e o “professor reflexivo”. In: ___. 20 anos sem Donald Schön: o que aconteceu com o professor reflexivo?.1 ed. São Paulo: Edições Hipótese, p. 05-12, 2017.
LEITE, W. S. S; RIBEIRO, C. A do N. A inclusão das TICs na educação brasileira: problemas e desafios. Revista Internacional de InvestigaciónenEducación, 5 (10), 173-187, 2012.
LIMA, M. S. L. Reflexões sobre o estágio/prática de ensino na formação de professores. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 8, n. 23, p. 195-205, jan./abr. 2008.
PIMENTA, S. G. Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 2002.
ROMANOWSK, J. P. Apontamentos em pesquisas sobre formação de professores: contribuições para o debate. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 12, n. 37, p. 905-924, set./dez. 2012.
ROMANOWSK, J. P; ENS R. T. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 6, n.19, p.37-50, set./dez. 2006.
VOSGERAU, D. S. R; ROMANOWSKI, J. P. Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 14, n. 41, p. 165-189, jan./abr. 2014.
ZANCUL, M. S. O estágio supervisionado em ensino segundo a percepção de licenciandos em ciências biológicas. Rev. Simbio-Logias, v.4, n.6, dez. 2011.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação a Crítica Educativa a o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Crítica Educativa.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Crítica Educativa do PPGED da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.