O Novotec e a implementação da Reforma do Ensino Médio na rede estadual paulista (Novotec and the implementation of the High School Reform in São Paulo state network)
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v5i1.424Palabras clave:
Política educacional. Reforma do ensino médio. Base Nacional Comum Curricular - BNCC. Ensino profissional.Resumen
O artigo analisa o processo de implementação da Reforma do Ensino Médio, a partir do programa Novotec que introduz o itinerário profissionalizante no sistema público estadual de ensino paulista. Aborda as interfaces desse programa com as Escolas Técnicas Estaduais (ETC´s), as escolas do Programa de Ensino Integral (PEI) e o Programa Inova Educação. Concluímos que o Novotec e esse conjunto de programas irão criar uma maior estratificação hierárquica no Ensino Médio do estado, contribuindo para uma formação desigual da força de trabalho para um mercado de trabalho cada vez mais precarizado.
Citas
ANTUNES, Ricardo. Uberização do trabalho: subsunção real da viração. Blog da Boitempo, 22/02/2017. Disponível em: <https://blogdaboitempo.com.br/2017/02/22/uberizacao-do-trabalho-subsuncao-real-da-viracao/>. Acessado em: 06 set. 2019.
BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017.Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Lei/L13415.htm#art4>. Acessado em: 06 set. 2019).
CENTRO PAULA SOUZA. Etecs iniciam aulas dos cursos adaptados às exigências da Reforma do Ensino Médio, 15 de fevereiro de 2018. Disponível em:<https://www.cps.sp.gov.br/etecs-iniciam-hoje-aulas-dos-cursos-adaptados-as-exigencias-da-reforma-do-ensino-medio/>. Acessado em: 06 set. 2019.
CENTRO PAULA SOUZA. CPS amplia oferta de modalidades de Ensino Médio em 2019, 3 de janeiro de 2019. Disponível em:<https://www.cps.sp.gov.br/cps-amplia-oferta-de-novas-modalidades-de-ensino-medio-em-2019/>. Acessado em: 06 set. 2019.
FREITAS, Luiz Carlos de. Uberização, OCDE e habilidades socioemocionais. Avaliação Educacional – Blog do Freitas. 20/12/2016. Disponível em:<https://avaliacaoeducacional.com/2016/12/20/uberizacao-ocde-e-habilidades-socioemocionais/>. Acessado em: 06 set. 2019.
FULFARO, Ana Carolina. INOVA, a educação do desemprego e da precarização.Esquerda Diário, 02 de agosto de 2019. Disponível em:<http://www.esquerdadiario.com.br/INOVA-a-educacao-do-desemprego-e-da-precarizacao-29944>. Acessado em: 06 set. 2019.
GIROTTO, Eduardo Donizeti et al., “Geografia e desigualdade: o caso do programa de ensino integral do Estado de São Paulo”. In: XV Coloquio Internacional de Geocrítica Las ciencias sociales y la edificación de una sociedad post-capitalista Barcelona, 7-12 de maio de 2018. Disponível em: <http://www.ub.edu/geocrit/XV-Coloquio/GirottoPassos.pdf>. Acessado em: 06 set. 2019.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO. São Paulo lança programa de ensino técnico profissionalizante Novotec. 01/03/2019a. Disponível em: <http://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/governo-de-sp-lanca-programa-de-ensino-tecnico-profissionalizante-novotec/>. Acessado em: 06 set. 2019.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO. Anexo II - Programas, Metas e Recursos do Projeto de Lei no 924 que institui o Plano Plurianual - PPA para o quadriênio 2020-2023, de 15 de agosto de 2019b. Disponível em: <http://www.ppa.sp.gov.br/ppa2023/ProjetoLei>. Acessado em: 15 set. 2019.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO. Novotec - conecte educação com o mercado de trabalho. Disponível em: <http://www.novotec.sp.gov.br/>. Acessado em: 15 set. 2019c.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO/SEDUC - SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO. Resolução SE 2, de 18 de janeiro de 2019a. (Disponível em: <http://www.educacao.sp.gov.br/lise/sislegis/detresol.asp?strAto=201901180002&fbclid=IwAR32bf3MwcudDeph0quoTgQH0qMgCpmOtdcVMmHU5xxdIyC6gWD4FAbH1Nc>. Acessado em: 06 set. 2019a.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO/SEDUC - SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO. FAQ: #Aluno e #Professor, saibam tudo sobre o Inova Educação. Disponível em: <https://www.educacao.sp.gov.br/noticias/1552665/>. Acessado em: 15 set. 2019b.
HELOANI, Roberto. Modelos de gestão e educação - gerencialismo e subjetividade.São Paulo: Cortez, 2018.
LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público. Londrina: Editora Planta, 2004.
MÉSZÁROS, Istvan. Teoria da Alienação em Marx. São Paulo: Boitempo, 2006.
NERI, Chico; SALA, Mauro. Novotec: governo Doria prepara a rede estadual paulista para a reforma do Ensino Médio. Esquerda Diário, 20/08/2019. Disponível em: <http://www.esquerdadiario.com.br/Novotec-governo-Doria-prepara-a-rede-estadual-paulista-para-a-reforma-do-Ensino-Medio>. Acessado em: 15 set. 2019.
SALA, Mauro. Competências socioemocionais e a ideologia burguesa na escola. Esquerda Diário, 3 de agosto de 2017. Disponível em: <http://www.esquerdadiario.com.br/Competencias-socioemocionais-e-a-ideologia-burguesa-na-escola>. Acessado em: 06 set. 2019.
SALA, Mauro. Precarização do trabalho e da educação: o que os cortes na educação tem a ver com a Reforma da Previdência? Semanário Ideias de Esquerda, 26 de maio de 2019c. Disponível em: <http://www.esquerdadiario.com.br/Precarizacao-do-trabalho-e-da-educacao-o-que-os-cortes-na-educacao-tem-a-ver-com-a-Reforma-da>. Acessado em: 06 set. 2019.
SALA, Mauro. Como o governo Doria está implementando a BNCC na rede estadual paulista?”. Esquerda Diário, 29 de agosto de 2019a. Disponível em: <http://www.esquerdadiario.com.br/Como-o-governo-Doria-esta-implementando-a-BNCC-na-rede-estadual-paulista>. Acessado em: 15 set. 2019.
SALA, Mauro. Novotec, BNCC e os caminhos para a Reforma do Ensino Médio na rede estadual paulista”. Esquerda Diário, 30 de agosto de 2019b. Disponível em: <http://www.esquerdadiario.com.br/Novotec-BNCC-e-os-caminhos-para-a-Reforma-do-Ensino-Medio-na-rede-estadual-paulista>. Acessado em: 15 set. 2019.
SALA, Mauro. Que tipo de formação profissional o Novotec oferecerá?”. Esquerda Diário, 04/09/2019c. Disponível em: <http://www.esquerdadiario.com.br/Que-tipo-de-formacao-profissional-o-Novotec-oferecera>. Acessado em: 15 set. 2019.
SANTINHO, Evandro. O dualismo de novo tipo no processo de expansão das escolas técnicas do Centro Paula Souza no Estado de São Paulo no período de 2004-2016. Dissertação de mestrado, Unicamp, 2018. Disponível em: <http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/331979>. Acessado em: 06 set. 2019.
SENNA, Viviane. “Caminhos para o salto na educação”. Folha de São Paulo, 17/01/2017. Disponível em:<https://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2017/01/1850403-caminhos-para-o-salto-na-educacao.shtml>. Acessado em: 06 set. 2019.
Sites:
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação a Crítica Educativa a o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Crítica Educativa.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Crítica Educativa do PPGED da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.