Diáspora africana, mobilidade acadêmica e ensino superior: um relato de experiência do Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias do Nascimento na Colômbia (African diaspora, academic mobility and higher education: the case of the Abdias do Nascimento Academic Development Program in Colombia)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v5i1.410

Palabras clave:

Diáspora Africana. Decolonialidade. Ações afirmativas. Afrocolombianos. Relações Étnico-Raciais.

Resumen

Este trabalho traz um relato de experiência fruto de participação como intercambista pelo Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias do Nascimento, coordenado pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Federal de São Carlos. A mobilidade acadêmica foi realizada em parceira com a Universidad Distral Francisco José de Caldas, em Bogotá, Colômbia, este relato tem como tema as relações étnico-raciais no ensino superior, as ações afirmativas e a diáspora afrocolombiana. Ele é resultado das observações realizadas entre julho de 2017 e junho de 2018. As conclusões obtidas destacam a necessidade de que as políticas de ações afirmativas atinjam todos as esferas do ensino superior, destacando o potencial de mobilidade sociale também nos deslocamentos epistemológicos provocados pelos corpos que são reiteradamente excluídos pela modernidade-colonialidade ocidental. Também se conclui que é importante criar essas redes diaspóricas em contato, favorecendo a troca de saberes e sempre desvelando as históricas silenciadas na historiografia hegemônica.

Biografía del autor/a

Iberê Araujo da Conceição, Universidade Federal de São Carlos

Bacharel em Ciências Biomédicas pela UNESP de Botucatu.
Mestrando em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia - UFSCar São Carlos
Pesquisador no Núcleo de Estudos Afro-brasileiros- NEAB/UFSCar

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Publicado

2019-11-06

Cómo citar

Araujo da Conceição, I. (2019). Diáspora africana, mobilidade acadêmica e ensino superior: um relato de experiência do Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias do Nascimento na Colômbia (African diaspora, academic mobility and higher education: the case of the Abdias do Nascimento Academic Development Program in Colombia). Crítica Educativa, 5(1), 169–182. https://doi.org/10.22476/revcted.v5i1.410

Número

Sección

Dossiê temático "Democracia Participativa e Educação Cidadã" - Artigos Nacionais