ENSEÑANZA DEL APRENDIZAJE EN UNA ESPECIALIZACIÓN LATO SENSU

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v6.id391

Palabras clave:

Aprendizagem Docente, Formação Continuada de Professores, Pós-Graduação, Docência na Educação Básica.

Resumen

Este artículo busca investigar las percepciones de los estudiantes de posgrado en la docencia del Instituto Federal de Minas Gerais Campus Avanzado Arcos. Los estudiantes respondieron un cuestionario semiabierto enviado vía correo electrónico que abordó su trayectoria profesional y personal y los aportes de esta trayectoria al aprendizaje docente. Los datos se analizaron cualitativamente desde la perspectiva del análisis de contenido de Bardin. Luego del análisis, se observó que tanto los graduados como los no graduados enumeraron aportes de la especialización para su formación personal, académica y profesional. Aún así, se enumeraron varios desafíos a debatir en la formación docente y la importancia de la formación continua del profesorado para la construcción de una práctica pedagógica cada vez más justa y democrática que satisfaga las necesidades formativas de los estudiantes.

Biografía del autor/a

Mateus José dos Santos, Universidade Federal de Viçosa

Mestrando em Educação (UFV). Licenciado em Química pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Participou do programa Ciência sem Fronteiras, fomentado pela CAPES, realizando suas atividades no Collège communautaire du Nouveau-Brunswick - Campus Bathurst e no Cégep de Sherbrooke, ambos no Canadá. Participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Foi assessor de relacionamentos do projeto Embaixadores-UFV. e colaborador de Expansão da ONG Rede CsF. Realizou atividades como Líder em Educação Canadá-Brasil, coordenador e co-fundador do Núcleo Viçosa da Rede CsF/Em Rede. Atualmente é professor de Química de escolas públicas e particulares e pós-graduando em Ensino de Química pela Universidade Cândido Mendes. Tem interesse pela área de ensino de Química/Ciências com ênfase na formação de professores e Ensino por Investigação e no Ensino de Idiomas/internacionalização.

Cláudio Alves Pereira, Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Avançado Arcos

Professor licenciado em Física, com especializações lato sensu em Educação Ambiental (IFMG) e em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça (UFV), tendo finalizado o Mestrado Profissional em Educação na Universidade Federal de Lavras (UFLA) em dezembro de 2016. É Técnico em Assuntos Educacionais no IFMG Campus Avançado Arcos. Possui experiência na docência, tendo trabalhado nas redes pública e privada com o ensino de Matemática, Ciências e Física no período de 2002 a 2014. Tem interesse em pesquisas com foco em Currículo, Educação, Educação Ambiental e Formação de Professores.

 

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Publicado

2020-12-30

Cómo citar

dos Santos, M. J., & Alves Pereira, C. (2020). ENSEÑANZA DEL APRENDIZAJE EN UNA ESPECIALIZACIÓN LATO SENSU. Crítica Educativa, 6(1). https://doi.org/10.22476/revcted.v6.id391

Número

Sección

Artigos e ensaios nacionais