TEACHING LEARNING IN A LATO SENSU SPECIALIZATION

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v6.id391

Keywords:

Aprendizagem Docente, Formação Continuada de Professores, Pós-Graduação, Docência na Educação Básica.

Abstract

This study intend to investigate the perceptions of students of the specialization course in teaching of basic education at Federal Institute of Minas Gerais - Arcos Advanced Campus. The students answered a semi-open questionnaire, which was sent by e-mail, about their professional and personal trajectory and the contributions of this trajectory to docent learning. The data were analyzed qualitatively from the perspective of the Content Analysis by Bardin. After the analysis, it was observed that both types of students - with degree in education and without degree in education - listed contributions of specialization course for their personal, academic and professional formation. Also, they told about several challenges in teacher's education and the importance of continuing education for the building of a pedagogical practice increasingly fair and democratic that look the student's education needs.

Author Biographies

Mateus José dos Santos, Universidade Federal de Viçosa

Mestrando em Educação (UFV). Licenciado em Química pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Participou do programa Ciência sem Fronteiras, fomentado pela CAPES, realizando suas atividades no Collège communautaire du Nouveau-Brunswick - Campus Bathurst e no Cégep de Sherbrooke, ambos no Canadá. Participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Foi assessor de relacionamentos do projeto Embaixadores-UFV. e colaborador de Expansão da ONG Rede CsF. Realizou atividades como Líder em Educação Canadá-Brasil, coordenador e co-fundador do Núcleo Viçosa da Rede CsF/Em Rede. Atualmente é professor de Química de escolas públicas e particulares e pós-graduando em Ensino de Química pela Universidade Cândido Mendes. Tem interesse pela área de ensino de Química/Ciências com ênfase na formação de professores e Ensino por Investigação e no Ensino de Idiomas/internacionalização.

Cláudio Alves Pereira, Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Avançado Arcos

Professor licenciado em Física, com especializações lato sensu em Educação Ambiental (IFMG) e em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça (UFV), tendo finalizado o Mestrado Profissional em Educação na Universidade Federal de Lavras (UFLA) em dezembro de 2016. É Técnico em Assuntos Educacionais no IFMG Campus Avançado Arcos. Possui experiência na docência, tendo trabalhado nas redes pública e privada com o ensino de Matemática, Ciências e Física no período de 2002 a 2014. Tem interesse em pesquisas com foco em Currículo, Educação, Educação Ambiental e Formação de Professores.

 

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Published

2020-12-30

How to Cite

dos Santos, M. J., & Alves Pereira, C. (2020). TEACHING LEARNING IN A LATO SENSU SPECIALIZATION. Crítica Educativa, 6(1). https://doi.org/10.22476/revcted.v6.id391

Issue

Section

Artigos e ensaios nacionais