A Escola de educação básica na modalidade de educação especial no Estado do Paraná

Autores/as

  • Elisabeth Rossetto Universidade estadual do Oeste do Paraná - Unioeste
  • Tiarles Mirlei Piaia Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v1i2.38

Palabras clave:

Escola de Educação Básica, Educação Especial, Políticas de Educação Especial.

Resumen

Este trabalho vincula-se ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE e busca compreender a trajetória de implementação da Escola de Educação Básica na Modalidade de Educação Especial no Estado do Paraná. Caracteriza-se como pesquisa documental e bibliográfica descritiva, de caráter qualitativo. A Escola de Educação Básica na Modalidade de Educação Especial teve sua implementação amparada por documentos nacionais e estaduais e surgiu mediante um momento conturbado após a Politica Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008). Em 2011 através da Res. 3600/2011–GS/SEED teve sua autorização quanto à alteração na denominação de Escolas de Educação Especial para Escolas de Educação Básica na Modalidade de Educação Especial e, entre suas ações, a certificação dos alunos. Três anos após a implementação necessitou de readequação pela constatação de que os alunos não conseguiam dominar os conteúdos curriculares previstos para o ano escolar em que estavam matriculados, o que anunciaria em final de 2014 grande percentual de reprovação. Assim, evidencia-se a necessidade de estudos que contemplem a proposta pedagógica com vistas à apropriação do conhecimento por parte desses alunos.

Biografía del autor/a

Elisabeth Rossetto, Universidade estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Docente efetiva da Universidade Estadual do Oeste do Paraná/UNIOESTE, do programa de Pós Graduação em Educação. Doutora em Educação pela UFRGS. Lider do Grupo de Pesquisa GEPEE e membro do NEPIE (Núcleo de Estudos em Políticas de Inclusão Escolar/UFRGS)

Tiarles Mirlei Piaia, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Professora da rede municipal de ensino de Medianeira, PR. Graduação em Educação Física – Licenciatura. Especialização em Educação Especial e Psicopedagogia Clinico- Institucional. Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE/Cascavel

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Publicado

2015-12-16

Cómo citar

Rossetto, E., & Piaia, T. M. (2015). A Escola de educação básica na modalidade de educação especial no Estado do Paraná. Crítica Educativa, 1(2), p.98–109. https://doi.org/10.22476/revcted.v1i2.38

Número

Sección

Dossiê temático "Democracia Participativa e Educação Cidadã" - Artigos Nacionais