Émile Durkheim e a educação moral: a formação do cidadão republicano (Émile Durkheim and moral education: the formation of the republican citizen)

Autores/as

  • Sidnei Ferreira de Vares Centro Universitário Assunção - UNIFAI - SP

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v5i2.370

Palabras clave:

Educação. Moral. Émile Durkheim. Positivismo. Representacionismo. Republicanismo.

Resumen

O propósito deste artigo é analisar as posições assumidas por Émile Durkheim em relação à educação e à moral no contexto da Terceira República Francesa. Objetiva-se, pois, mapear o desenvolvimento de seu pensamento sociológico face às diversas fontes teóricas com as quais dialogou, bem como salientar as correções de rota por ele empreendidas com vistas a consolidar os valores mais apropriados à formação do cidadão republicano. Para tanto, o método empregado é eminentemente bibliográfico e qualitativo, e debruça-se sobre os principais trabalhos do autor, em especial sobre A Educação Moral, obra na qual o autor expõe suas concepções morais e pedagógicas.

Biografía del autor/a

Sidnei Ferreira de Vares, Centro Universitário Assunção - UNIFAI - SP

Doutor e mestre em Educação pela USP (FEUSP). Professor do Centro Universitário Assunção - UNIFAI/SPe do Centro Univeristário Sant´Anna - UNISANTANNA/SP

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Publicado

2020-01-02

Cómo citar

Vares, S. F. de. (2020). Émile Durkheim e a educação moral: a formação do cidadão republicano (Émile Durkheim and moral education: the formation of the republican citizen). Crítica Educativa, 5(2), 15–32. https://doi.org/10.22476/revcted.v5i2.370

Número

Sección

Artigos e ensaios nacionais