Nível instrucional de pessoas com deficiência no Brasil

Autores/as

  • Taísa Grasiela Gomes Liduenha Gonçalves
  • Silvia Márcia Ferreira Meletti
  • Natália Gomes dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v1i2.37

Palabras clave:

analfabetismo, educação especial, indicadores sociais.

Resumen

O objetivo deste estudo foi analisar o nível instrucional da população brasileira, especificamente, das pessoas com deficiência. Para a análise utilizou-se os dados do censo demográfico de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os resultados indicaram: alto percentual de pessoas sem instrução ou com o ensino fundamental incompleto (44, 9%) com 15 anos ou mais.  Ao tratar das pessoas com deficiência com 10 anos ou mais, os dados mostraram que, em média, são analfabetas: 13,5% das pessoas com deficiência visual, 21,2% das pessoas com deficiência auditiva, 30,2% das pessoas com deficiência física e 45,6% das pessoas com deficiência mental. Ainda com relação à população com deficiência mental, a concentração (52,5%) do analfabetismo ocorre na faixa etária dos 10 aos 14 anos. Espera-se que esse estudo possa subsidiar o debate sobre o direito à educação para todos os alunos e fomentar a produção do conhecimento sobre o analfabetismo.

Citas

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Publicado

2015-12-16

Cómo citar

Gonçalves, T. G. G. L., Meletti, S. M. F., & Santos, N. G. dos. (2015). Nível instrucional de pessoas com deficiência no Brasil. Crítica Educativa, 1(2), p.24–39. https://doi.org/10.22476/revcted.v1i2.37

Número

Sección

Dossiê temático "Democracia Participativa e Educação Cidadã" - Artigos Nacionais