Hegemonia e educação: contribuição para a crítica do movimento Escola Sem Partido, a partir de Antonio Gramsci (Hegemony and education: contribution of Antonio Gramsci to the criticism of the movement School Without Party)

Autores/as

  • Renê José Trentin Silveira Faculdade de Educação - UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v4i2.347

Palabras clave:

Escola sem partido. Hegemonia. Educação política. Antonio Gramsci.

Resumen

O objetivo deste artigo é analisar o movimento Escola Sem Partido à luz de algumas categorias gramscianas. Inicialmente, faz-se uma breve caracterização desse movimento. Em seguida, discutem-se seus pressupostos com base nas noções de estrutura e superestrutura, Estado integral, intelectual, guerra de posição e instrução e educação. Conclui-se que nem o Estado nem a escola podem ser neutros, uma vez que se constituem como agentes da hegemonia. Assim, uma saída para o problema da doutrinação ideológica pode ser reconhecer a escola como locus da pluralidade de concepções políticas, do debate rigoroso e democrático de ideias, do diálogo participativo, mediado pelo aporte das ciências, da filosofia e das artes.

Biografía del autor/a

Renê José Trentin Silveira, Faculdade de Educação - UNICAMP

Professor Livre-Docente do Departamento de Filosofia e História da Educação da Faculdade de Educação da UNICAMP

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Publicado

2019-01-15

Cómo citar

Silveira, R. J. T. (2019). Hegemonia e educação: contribuição para a crítica do movimento Escola Sem Partido, a partir de Antonio Gramsci (Hegemony and education: contribution of Antonio Gramsci to the criticism of the movement School Without Party). Crítica Educativa, 4(2), 124–141. https://doi.org/10.22476/revcted.v4i2.347

Número

Sección

Dossiê temático "Democracia Participativa e Educação Cidadã" - Artigos Nacionais