Hegemonia e educação: contribuição para a crítica do movimento Escola Sem Partido, a partir de Antonio Gramsci (Hegemony and education: contribution of Antonio Gramsci to the criticism of the movement School Without Party)
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v4i2.347Keywords:
Escola sem partido. Hegemonia. Educação política. Antonio Gramsci.Abstract
O objetivo deste artigo é analisar o movimento Escola Sem Partido à luz de algumas categorias gramscianas. Inicialmente, faz-se uma breve caracterização desse movimento. Em seguida, discutem-se seus pressupostos com base nas noções de estrutura e superestrutura, Estado integral, intelectual, guerra de posição e instrução e educação. Conclui-se que nem o Estado nem a escola podem ser neutros, uma vez que se constituem como agentes da hegemonia. Assim, uma saída para o problema da doutrinação ideológica pode ser reconhecer a escola como locus da pluralidade de concepções políticas, do debate rigoroso e democrático de ideias, do diálogo participativo, mediado pelo aporte das ciências, da filosofia e das artes.
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