O ensinar e a função do professor: para além do uso da palavra como instrumento constituinte da informação e explicação (The teaching and the role of the teacher: beyond the use of the word as a constituent instrument of information and explanation)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v4i1.303

Palabras clave:

Educação. Ensino. Psicanálise na Educação.

Resumen

O tema deste ensaio insere-se na discussão sobre o ensinar e a função do professor para além do uso da palavra como instrumento informativo e explicativo. O nosso objetivo é analisar criticamente a contradição presente nessa concepção de educar, que limita o sujeito como instrumento na competência técnica. O nosso questionamento central é compreender se teríamos outras formas de ensinar, que possam resultar numa concepção crítica para além da relação instrumental de causa e efeito. O método utilizado tem como proposição investigativa a Filosofia da Educação no campo da teoria crítica na análise do conceito de ensinar. Conclui-se que, ao se analisar o processo de (de)formação do sujeito em relação ao ensinar no campo educacional, deveria-se encontrar outros elementos que pudessem romper com a concepção da competência técnica e neutra para uma posição de igualdade que implica os sujeitos no uso da palavra num processo identificatório entre eu e o outro na passagem para a posição do saber.

Biografía del autor/a

Rogério Rodrigues, Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI

Graduação em Educação Física (UNESP)

Mestre e doutor em Educação (Unicamp)

Pós Doutor em Filosofia da Educação (USP)

Citas

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de filosofia. Trad. Alfredo Bosi. São Paulo: Mestre Jou, 1982.

ADORNO, Theodor e HORKHEIMER, Max. A Dialética do Esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro, Jorge Zahar. 1985.

ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. Trad. Mauro W. Barbosa. São Paulo: Perpesctiva, 2011.

BOURDIEU, Pierre. Coisas ditas. Trad. Cássia R. da Silveira e Denise Moreno Pegorim. São Paulo: Editora Brasiliense, 1990.

CHAUI, Marilena. A ideologia da competência. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016.

INEP. Censo Escolar 2016 reforça desafios para universalização da educação no Brasil. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/censo-escolar-2016-reforca-desafios-para-universalizacao-da-educacao-no-brasil/21206>. Acesso em: 04 out. 2017.

FREUD, Sigmund. Algumas reflexões sobre a psicologia do escolar (1914). In: ________. Obras Completas. v. XIII. Trad. Jayme Salomão. Rio de Janeiro: Imago, 1990.

FREUD, Sigmund. Psicologia das massas e análise do eu (1921). In. ________. Obras Completas. V. 15. Trad. Paulo Cézar de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

LAJONQUIÈRE, Leandro. Infância e ilusão (psico)pedagógica: escritos de psicanálise e educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

LAJONQUIÈRE, Leandro. De Piaget a Freud: a (psico)pedagogia entre o conhecimento e o saber. 3ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1992.

LARROSA, Jorge. Tecnologias do eu e educação. In: SILVA, Tomaz Tadeu. O sujeito da educação. Petrópolis: Vozes, 1995.

MARX, Karl. Introdução à crítica da economia política. In: ________. Contribuições à crítica da economia política. Trad. Maria Helena Barreiro Alves. 2a ed. São Paulo: Martins Fontes, 1983.

MEC. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Disponível em: http://www.fnde.gov.br/programas/programas-do-livro/livro-didatico/dados-estatisticos. Acesso em: 12 jan. 2018.

PLATÃO. A República. Trad. Maria Helena da Rocha Pereira. Lisboa: Fundação Gulbenkian. 1996.

RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual. Trad. Lílian do Valle. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. Trad. Mônica Costa Netto. São Paulo: Editora 34, 2009.

RANCIÈRE, Jacques. Políticas da Escrita. Trad. Raquel Ramalhete. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995.

WOORTMANN, Klaas. O selvagem e a História. Heródoto e a questão do Outro. Rev. Antropol., São Paulo , v. 43, n. 1, p. 13-59, 2000 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-77012000000100002&lng=en&nrm=iso>. access on 10 Oct. 2017. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-77012000000100002.

Publicado

2018-08-10

Cómo citar

Rodrigues, R. (2018). O ensinar e a função do professor: para além do uso da palavra como instrumento constituinte da informação e explicação (The teaching and the role of the teacher: beyond the use of the word as a constituent instrument of information and explanation). Crítica Educativa, 4(1), 73–86. https://doi.org/10.22476/revcted.v4i1.303

Número

Sección

Artigos e ensaios nacionais