Desenvolvimento sustentável e sustentabilidade: uma análise preliminar da abordagem dos conceitos na proposta curricular do Estado de São Paulo (Sustainable development and sustainability: a preliminary analysis of the approach of the concepts in Curricular Proposal of the State of São Paulo)

Autores/as

  • Wander Pinto de Oliveira Universidade Fedral de São Carlos - Campus Sorocaba
  • Juliana Rezende Torres Universidade Fedral de São Carlos - Campus Sorocaba

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v4i1.302

Palabras clave:

Desenvolvimento Sustentável. Sustentabilidade. Proposta Curricular do Estado de São Paulo

Resumen

Este artigo apresenta uma análise da Proposta Curricular do Estado de São Paulo em relação aos conceitos de desenvolvimento sustentável e sustentabilidade. Foram avaliados os materiais de apoio distribuídos aos(as) professores(as) (Caderno do Professor) e alunos(as) (Caderno do Aluno) e a Proposta Curricular do Estado de São Paulo tendo como objetivo responder a duas questões iniciais: os conceitos de desenvolvimento sustentável e sustentabilidade são propostos no documento Proposta Curricular do Estado de São Paulo e nos materiais de apoio? Se sim, como são propostos? Para tanto, revisamos todos os volumes do material de apoio das disciplinas de Ciências e Biologia a partir do primeiro ano do ciclo dois do Ensino Fundamental até o último ano do Ensino Médio. Após a análise, concluímos que os termos Desenvolvimento Sustentável e Sustentabilidade são utilizados como se fossem sinônimos, o que de fato não o são. Além desse erro semântico, concluímos que os termos acima citados não estão conceitualmente descritos, evitando assim que professores(as) e alunos(as) apreendam o real significado de cada conceito.

Biografía del autor/a

Wander Pinto de Oliveira, Universidade Fedral de São Carlos - Campus Sorocaba

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universade Federal de São Carlos, campus Sorocaba. Atualmente é Professor da rede estadual de educação do Estado de São Paulo e aluno regular do curso de mestrado em educação na Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba; área de concentração: Teoria e Fundamentos da Educação.

Juliana Rezende Torres, Universidade Fedral de São Carlos - Campus Sorocaba

Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas, doutora em Educação Científica e Tecnológica – UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), docente do DCHE (Departamento de Ciências Humanas e Educação) e do Programa de Pós-Graduação em Educação - UFSCar (Universidade Federal de São Carlos). E-mail: julianart@ufscar.br

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Publicado

2018-08-10

Cómo citar

de Oliveira, W. P., & Torres, J. R. (2018). Desenvolvimento sustentável e sustentabilidade: uma análise preliminar da abordagem dos conceitos na proposta curricular do Estado de São Paulo (Sustainable development and sustainability: a preliminary analysis of the approach of the concepts in Curricular Proposal of the State of São Paulo). Crítica Educativa, 4(1), 16–29. https://doi.org/10.22476/revcted.v4i1.302

Número

Sección

Artigos e ensaios nacionais