Literatura infanto-juvenil, autoajuda e youtubers: diálogos com o ensino de literatura (Child-juvenile literature, self-help and youtubers: dialogues with literature teaching)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v4i1.289

Palabras clave:

Autoajuda. Literatura infanto-juvenil. Sociedade de consumo. Ensino de literatura. YouTubers.

Resumen

O trabalho buscou colaborar com a compreensão sobre o papel do ensino de literatura na formação de leitores críticos capazes de lidar com as estratégias do mercado. A lista dos livros mais vendidos publicada no site PublishNews serviu como base, pois, a partir dos dados obtidos, foi constatado um elevado número de vendas de obras de autoajuda e infanto-juvenis, além de alta recente na procura por obras associadas a YouTubers, indicando, talvez, a consolidação de uma estratégia de mercado que reduz as possibilidades de escolhas. Estes dados direcionaram o olhar para uma pesquisa bibliográfica sobre o consumo de obras destes tipos, o ensino de literatura, e o lugar da leitura na sociedade de consumo, sempre apoiado nas perspectivas de Leahy-Dios (2004) e Bauman (2008, 2010). A hipótese aqui elaborada é de que o ensino de literatura, pautado pelos diálogos propostos por diferentes obras literárias, das canônicas às líderes de vendas, a serem lidas e discutidas a partir de variadas perspectivas teóricas, instrumentalize os alunos para estabelecerem comparações com aquilo que o mercado lhes oferece, e, assim, terem autonomia para decidirem o que consumir, além de permitir o exercício do diálogo em torno da construção dos sentidos de suas leituras, em um processo de colaboração.

Biografía del autor/a

Diego Kauê Bautz, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade do Sagrado Coração (2013), e Especialização em Língua Portuguesa e Literatura pela mesma universidade (2016). Atualmente é mestrando em Literatura e Sociedade pela UNESP, com auxílio de bolsa CAPES para desenvolver pesquisa sobre a escrita de Ferréz como contista, e sobre a relação da literatura periférica com o rap. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: semiótica, literatura marginal, e oralidade

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Publicado

2018-08-10

Cómo citar

Bautz, D. K. (2018). Literatura infanto-juvenil, autoajuda e youtubers: diálogos com o ensino de literatura (Child-juvenile literature, self-help and youtubers: dialogues with literature teaching). Crítica Educativa, 4(1), 97–111. https://doi.org/10.22476/revcted.v4i1.289

Número

Sección

Artigos e ensaios nacionais