Alienação, conhecimentos e educação contra-hegemônica (Alienation, knowledge and counter-hegemonic education)

Autores/as

  • Silmara A. Lopes UFSCar-Sorocaba http://orcid.org/0000-0001-7221-0371
  • Verônica Maria Domingues Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)-Campus Guarulhos

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v4i1.282

Palabras clave:

Educação. Alienação. Pedagogia Histórico-Crítica. Marxismo.

Resumen

Este artigo tem o objetivo discutir as possibilidades da educação formal como um dos mecanismos que pode contribuir para a suplantação da alienação do trabalho. Utiliza-se como recurso metodológico de investigação a pesquisa bibliográfica e o método do materialismo histórico e dialético. Para suplantar a alienação do trabalho capitalista é necessário que as classes trabalhadoras obtenham conhecimentos, mas não quaisquer tipos de conhecimento. Nesse sentido, acredita-se que a pedagogia histórico-crítica (PHC) é uma alternativa que pode contribuir no sentido de guiar para a resistência em relação à sociedade capitalista desumana e degradante, trazendo a esperança de que possamos ter uma sociedade socialista. O papel fundamental dessa pedagogia é o de instrumentalizar por meio dos conhecimentos, tratados de forma intencional, crítica, emancipadora e transformadora, as classes populares, os dominados para que possam compreender as contradições nas quais se encontram inseridos e possam lutar por uma sociedade mais justa e igualitária de fato e não apenas de direito.

Biografía del autor/a

Silmara A. Lopes, UFSCar-Sorocaba

Mestra em Educação.Licenciada em Filosofia e Pedagogia.

Membro do grupo de pesquisa GPTeFE - Grupo de Pesquisa Teorias e Fundamentos da Educação, da Universidade Federal de São Carlos-UFSCAR-SOROCABA.

Membro pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação - GEPLAGE -UFSCAR - SOROCABA.

Especialização em Gestão da Rede Pública Universidade de São Paulo- USP (2012). Especialização: A Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva-UNESP (2015).

Verônica Maria Domingues, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)-Campus Guarulhos

Graduanda em História.

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Publicado

2018-08-10

Cómo citar

Lopes, S. A., & Domingues, V. M. (2018). Alienação, conhecimentos e educação contra-hegemônica (Alienation, knowledge and counter-hegemonic education). Crítica Educativa, 4(1), 58–72. https://doi.org/10.22476/revcted.v4i1.282

Número

Sección

Artigos e ensaios nacionais