Saber estatístico e discurso estatístico: o não-dito e o clichê

Autores/as

  • Hugo Augusto Vasconcelos Medeiros Secretaria de Planejamento e Gestão de Pernambuco.
  • Ruy de Deus e Mello Neto Fundação Joaquim Nabuco
  • Afranio Mendes Catani Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v1i1.28

Palabras clave:

, Saber estatístico. Discurso estatístico. Pesquisa educacional.

Resumen

O objetivo deste artigo é analisar a formação do discurso estatístico e sua utilização no campo educacional para criar um sentido de verdade absoluta e incontestável. Partimos da hipótese de que este processo tem trazido consequências prejudiciais tanto para o campo educacional quanto para o campo estatístico, tais como a perda de autonomia dos agentes para interpretarem e decidirem; fortalecimento de iniquidades escolares; e alienação do produtor de seu produto. Nesta perspectiva, nosso trabalho tem por foco a análise crítica das diferenças entre saber estatístico e discurso estatístico, para compreender os procedimento e instrumentos que permitem a transformação do primeiro no segundo. Assim, observamos a migração de produtos e capitais entre campos (do campo estatístico para o campo educacional), a sua apropriação e deslocamento – que envolvem a ocultação de elementos anteriormente presentes (os não-ditos) e apelam para a repetição de estruturas de simples compreensão (os clichês) – tendo em vista a sua utilização como produto e insumo em um mercado específico. 

Biografía del autor/a

Hugo Augusto Vasconcelos Medeiros, Secretaria de Planejamento e Gestão de Pernambuco.

Doutorando em Educação na Universidade Federal de Pernambuco (2014-2018). Analista de planejamento, orçamento e gestão na Secretaria de Planejamento e Gestão de Pernambuco. 

Ruy de Deus e Mello Neto, Fundação Joaquim Nabuco

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo. Atualmente cursa o Pós-Doutoramento pela Fundação Joaquim Nabuco.

Afranio Mendes Catani, Universidade de São Paulo

Docente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP).

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Publicado

2015-10-12

Cómo citar

Medeiros, H. A. V., Mello Neto, R. de D. e, & Catani, A. M. (2015). Saber estatístico e discurso estatístico: o não-dito e o clichê. Crítica Educativa, 1(1), p.133–146. https://doi.org/10.22476/revcted.v1i1.28