Inclusão digital, empoderamento e educação ao longo da vida: conceitos em disputa no campo da Educação de Jovens e Adultos

Autores/as

  • Bruno dos Santos Joaquim Universidade Federal de São Paulo
  • Lucila Pesce Doutora em Educação, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Professora do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIFESP.

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v3i3.244

Palabras clave:

Educação de Jovens e Adultos. Empoderamento. Inclusão Digital. Educação ao Longo da Vida.

Resumen

O presente artigo configura-se, em termos metodológicos, como um estudo teórico-conceitual, que tem por objetivo desenvolver uma análise teórica da disputa semântica existente entre o mainstream e a perspectiva crítica/humanista, no uso de três conceitos fundamentais para os estudos sobre inclusão digital na Educação de Jovens e Adultos: a) inclusão digital; b) empoderamento; c) educação ao longo da vida. Eles se configuram como arenas de disputa entre forças conservadoras, que têm por base o pensamento liberal e forças progressistas, que têm por fundamento a contestação das relações de poder. O conceito de inclusão digital pode ser entendido apenas como acesso aos bens tecnológicos ou como pressuposto para o exercício da cidadania. O conceito de empoderamento é apropriado pelo pensamento liberal, em seu sentido de emancipação individual, enquanto a perspectiva freireana o entende como um processo de emancipação de classe. O conceito de educação ao longo da vida se constituiu, por um lado, a partir de uma concepção de capacitação para o mercado e, por outro, a partir da concepção de formação integral. O processo de inclusão digital na EJA não pode se furtar a dialogar com as duas tendências, pois a qualificação dos sujeitos adultos para a vida profissional é parte de seus objetivos, mas é preciso estar atento, para que esta não se torne sua finalidade maior. 

Biografía del autor/a

Bruno dos Santos Joaquim, Universidade Federal de São Paulo

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Estado de São Paulo (EFLCH -UNIFESP). Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) e especialização em Ética, Valores e Cidadania na Escola pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é Professor e Coordenador do Colégio Jean Piaget - Santos. Tem experiência na área de Sociologia, Geografia e Educação, com ênfase em Sociologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: cibercultura, web 2.0, tecnologia educacional e educação de jovens e adultos. Membro do Grupo de Pesquisa LEC: Linguagem, Educação e Cibercultura (EFLCH/UNIFESP).

Lucila Pesce, Doutora em Educação, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Professora do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIFESP.

Doutora (2003) e mestre (1999) em Educação: Currículo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), com pós-doutorado (2007) em Filosofia e História da Educação, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); bacharel e licenciada em Letras - Português e Inglês (1985), pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Professora do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); professora credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIFESP. Vice-coordenadora do curso de Pedagogia da UNIFESP. Líder do Grupo de Pesquisa LEC: Linguagem, Educação e Cibercultura. Membro do GT 16 (Educação e Comunicação) da ANPED - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Membro de três redes internacionais de pesquisa: REPEM (Rede de Pesquisas em Educação e Mídia, Unirio), REGIET (Red Internacional de Grupos de Investigación en Educación y Tecnología, UPM), COLEARN (Collaborative Open Learning, The Open University). Membro da Rede Nacional de Ciência para Educação. Membro do Comitê Gestor do LIFE - Unifesp: Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (CAPES). Tem investigado nas seguintes áreas: Linguagens Hipermidiáticas e Políticas de Formação de Professores; Linguagens Hipermidiáticas e Formação Inicial de Professores; Linguagens Hipermidiáticas e Formação Continuada de Professores; Linguagens Hipermidiáticas e Educação Básica

Citas

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Publicado

2018-01-19

Cómo citar

Joaquim, B. dos S., & Pesce, L. (2018). Inclusão digital, empoderamento e educação ao longo da vida: conceitos em disputa no campo da Educação de Jovens e Adultos. Crítica Educativa, 3(3), 185–199. https://doi.org/10.22476/revcted.v3i3.244

Número

Sección

Dossiê temático "Democracia Participativa e Educação Cidadã" - Artigos Nacionais