Materialismo histórico e dialético: possibilidades metodológicas no ensino de História na EJA

Autores/as

  • Custódio Jovêncio Barbosa Filho Universidade Federal do Espírito Santo http://orcid.org/0000-0001-9669-3048
  • Douglas Christian Ferrari de Melo Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Maria Aparecida Coelho de Oliveira UFES

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v3i3.241

Palabras clave:

Marxismo. Materialismo Histórico. Materialismo Dialético. Ensino de História. EJA.

Resumen

Este estudo buscou, a partir de algumas experiências teóricas e práticas, analisar as contribuições que o materialismo histórico e dialético tem proporcionado como metodologia do ensino de História na Educação de Jovens e Adultos. Nos caminhos percorridos para a elaboração deste estudo, utilizou-se como aporte teórico-metodológico a pesquisa-ação e um estudo bibliográfico como categoria de coleta e análise dos dados. O resultado alcançado neste estudo foi de que diante da possibilidade de se trabalhar com mais autonomia por parte dos educadores de EJA, o materialismo histórico e dialético contribui de maneira efetiva no processo de ensino de História nesta modalidade educacional.

Biografía del autor/a

Custódio Jovêncio Barbosa Filho, Universidade Federal do Espírito Santo

Licenciado em História pela UFES, especialista em República, Democracia e Movimentos Sociais pela UFMG, mestre em Educação pelo PPGE/CE/UFES e doutor em Educação pelo PPGE/FAE/UFMG. Professor nos Cursos de Pedagogia e História no Departamento de Educação, Política e Sociedade.

Douglas Christian Ferrari de Melo, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Doutor em educação no Programa de Pós-graduação em Educação pela Ufes. Possui graduação em pedagogia (2017) pela Uniube e em história (2003) pela Ufes, especialização (2004) e mestrado (2007) em História pela Ufes. Foi professor da Prefeitura Municipal de Vila Velha de 2004 a 2017. É professor adjunto do Departamento de Educação, Política e Sociedade e do Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. É membro do conselho editorial/científico da Editora Brasil Multicultural e vice coordenador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Deficiência Visual e Cão-guia. Trabalha com as questões das áreas da história da educação, políticas públicas de educação, de educação especial e subárea da deficiência visual, tendo como referenciais teóricos a teoria Histórico-cultural de Vigotiski, a Pedagogia Histórico-crítica e o pensamento político, educacional e filosófico de Antônio Gramsci. É importante ressaltar que possui baixa visão e realiza formação de professores na área de Educação Especial, Deficiência Visual e AEE.

Maria Aparecida Coelho de Oliveira, UFES

Licenciada em Pedagogia pela Escola Superior Aberta do Brasil - ESAB.

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Publicado

2018-01-19

Cómo citar

Barbosa Filho, C. J., Ferrari de Melo, D. C., & Oliveira, M. A. C. de. (2018). Materialismo histórico e dialético: possibilidades metodológicas no ensino de História na EJA. Crítica Educativa, 3(3), 160–170. https://doi.org/10.22476/revcted.v3i3.241

Número

Sección

Dossiê temático "Democracia Participativa e Educação Cidadã" - Artigos Nacionais