Os desafios das TIC para a formação inicial de professores: uma análise da agenda internacional e suas influências nas políticas portuguesas

Autores/as

  • Rosana Martinez Universidade do Porto - PT
  • Carlinda Leite Universidade do Porto - PT
  • Angélica Monteiro Universidade do Porto - PT

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v1i1.22

Palabras clave:

TIC. Políticas educacionais. Formação inicial de professores.

Resumen

Reconhecendo a importância que as tecnologias têm em todos os domínios da sociedade em geral e da aprendizagem em particular, este artigo responde às seguintes perguntas: Que lugar têm as tecnologias de informação e comunicação (TIC) na agenda educativa internacional? Que lugar têm as TIC nas políticas de formação inicial de professores (FIP) do ensino básico em Portugal? Tendo por referência a perspetiva de Dale (2004), que afirma que as políticas locais representam versões adaptadas de outras de nível mundial e de que este processo ocorre na conjunção de influências e interdependências das múltiplas conexões entre o global, o distante e o local (BALL, 2001), foram analisados documentos que orientam as políticas da educação internacionais e nacionais, em relação às TIC e à sua presença na formação inicial de professores (FIP). A análise do conteúdo desses documentos permitiu concluir que existem tensões entre a importância que é dada às TIC nas políticas internacionais e o lugar que elas têm nas políticas de educação portuguesas de FIP.

Biografía del autor/a

Rosana Martinez, Universidade do Porto - PT

Estudante no Programa de Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade do Porto - PT. 

Carlinda Leite, Universidade do Porto - PT

Professora Catedrática do CIIE. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Universidade do Porto.

Angélica Monteiro, Universidade do Porto - PT

Bolsista de Pós-Doutoramento no CIIE.Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Universidade do Porto.

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Publicado

2015-10-12

Cómo citar

Martinez, R., Leite, C., & Monteiro, A. (2015). Os desafios das TIC para a formação inicial de professores: uma análise da agenda internacional e suas influências nas políticas portuguesas. Crítica Educativa, 1(1), p.21–40. https://doi.org/10.22476/revcted.v1i1.22

Número

Sección

Dossiê temático "Democracia Participativa e Educação Cidadã" - Artigos Nacionais