Memórias sobre o Pibid: concepções, criação e dinâmica de funcionamento (Memories about Pibid: conceptions, creation and dynamics of operation)

Autores/as

  • Hélder Eterno da Silveira professor da Universidade Federal de Uberlândia (MG)

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.215

Palabras clave:

Pibid. Formação de professores. Políticas públicas.

Resumen

Este texto apresenta memórias do Pibid nos últimos anos, a partir de minha experiência como gestor nacional do programa. Algumas reflexões trazidas aqui revelam como o programa se desenhou no Brasil e de que modo contribuiu para o melhoramento do processo de formação de professores praticado nos cursos de licenciatura. O programa, desenhado em 2007, foi redesenhado pedagogicamente ao longo dos últimos anos. Para isso, contou com a colaboração de vários docentes universitários e professores da educação básica que se envolveram em ações colegiadas para esboçar o design pedagógico-formativo do Pibid. Os projetos institucionais foram construídos a partir desse design que revelou ser uma das principais políticas públicas de formação docente dos últimos anos no país.

Biografía del autor/a

Hélder Eterno da Silveira, professor da Universidade Federal de Uberlândia (MG)

Doutor em Educação, professor da Universidade Federal de Uberlândia (MG). Atuou como Coordenador-Geral de Programas de Valorização do Magistério da CAPES, entre 2011 e 2015.

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Publicado

2017-09-13

Cómo citar

Silveira, H. E. da. (2017). Memórias sobre o Pibid: concepções, criação e dinâmica de funcionamento (Memories about Pibid: conceptions, creation and dynamics of operation). Crítica Educativa, 3(2), 50–62. https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.215