Um estudo de caso sobre os saberes docentes na visão dos licenciandos participantes do PIBID do IF Sertão PE (Study case about teacher knowledge in the view of IF Sertão PE PIBID undergraduates)

Autores/as

  • Danielle Juliana Silva Martins IF Sertão PE
  • Maria Madalena Dullius UNIVATES

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.208

Palabras clave:

Saberes Docentes, Formação Docente, PIBID.

Resumen

Este estudo propõe uma reflexão sobre os saberes docentes na visão dos licenciados que participaram do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Diante desse contexto, esta pesquisa objetivou relacionar quais os saberes necessários para ser docente na visão dos licenciandos que participaram do PIBID no IF Sertão PE, de maio de 2010 a fevereiro de 2014. Utilizou-se como metodologia a aplicação de um questionário online enviado a todos os licenciandos dos cursos de Licenciatura em Física e Química da Instituição que participaram do Programa no período proposto e da realização de uma entrevista com 5 alunos que concluíram tais cursos. Estes cursos foram escolhidos por terem aderido ao PIBID desde a implantação na instituição. Concluímos que os pibidianos concordam com saberes propostos por Gauthier et al (2006), Freire (1996) e Tardif (2012) nos estudos divulgados na comunidade acadêmica. 

Biografía del autor/a

Danielle Juliana Silva Martins, IF Sertão PE

Educação

Maria Madalena Dullius, UNIVATES

Departamento do Mestrado em Ensino

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Publicado

2017-09-13

Cómo citar

Martins, D. J. S., & Dullius, M. M. (2017). Um estudo de caso sobre os saberes docentes na visão dos licenciandos participantes do PIBID do IF Sertão PE (Study case about teacher knowledge in the view of IF Sertão PE PIBID undergraduates). Crítica Educativa, 3(2), 359–373. https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.208