Pesquisa na formação inicial: concepções de acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática do IFRO (Research in initial training: academic conceptions of IFRO mathematics course)

Autores/as

  • Jaquelyne Macedo Ortega Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, campus Vilhena
  • Clara Paula de Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, campus Vilhena
  • Fábio Santos de Andrade

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.198

Palabras clave:

Educação matemática. Formação de professores. Formação inicial. PIBID. Prática da pesquisa

Resumen

Este trabalho teve como objetivo compreender a Prática da Pesquisa no contexto da Formação Inicial de Professores. A metodologia foi embasada na pesquisa qualitativa, utilizando o questionário como instrumento de coleta de dados e a análise baseou-se no aspecto da perspectiva interpretativa. Os sujeitos da pesquisa foram acadêmicos do curso Licenciatura em Matemática no Instituto Federal de Rondônia – IFRO, campus Vilhena, que participavam do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Sobre a prática da pesquisa, podemos evidenciar um real reconhecimento de sua importância para a formação pessoal e profissional por parte dos participantes do Programa, destacando ainda a possibilidade de ensinar Matemática através da pesquisa, uma vez que, pode auxiliar o professor a planejar melhor as suas aulas.  Dessa forma, a prática da pesquisa contribui positivamente para a formação inicial dos futuros professores, e, portanto, deve ser incentivada para que mais acadêmicos possam ter experiências significativas mesmo antes da prática docente.

Biografía del autor/a

Fábio Santos de Andrade

Universidade Federal de Rondônia, campus Vilhena

Citas

ANDRÉ, M. Ensinar a pesquisar... Como e para que? In: ANDRÉ, M. (org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Campinas: Papirus, 2001. p. 221-223. (Série Prática Pedagógica).

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Tradução de Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Porto: Porto Editora, 1994.

BRASIL. Parecer CNE/CP 09/ 2001. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Brasília: MEC/CNE/CP, 2001.

CASTRO, M. A. C. D. de. O Aprendizado da docência: processo da observação, investigação e formação na licenciatura. In: ALVES, C. P; SASS, O. (org.). Formação de Professores e Campos do Conhecimento. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2004. p. 113-130.

DINIZ-PEREIRA, J. E.; LACERDA, M. P. Educação & Sociedade, Campinas, v. 30, n. 109, p. 1229-1242, set./dez. 2009.

FIORENTINI, D; LORENZATO, S. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas: Autores Associados, 2006.

GUIMARÃES, J. A. Portaria nº 260 de 30 de dezembro de 2010. Disponível em: http://www.unipampa.edu.br/portal/dmdocuments/2._Portaria_260_PIBID_2011_Nomas_Gerais.pdf.

MORON, C. F. As atitudes e as concepções dos professores de educação infantil com relação à matemática. Zetetiké, Campinas, CEMPEM, v. 7, n. 11, p. 87-102, jan./jun. 1999.

RIOS, D. R. Minidicionário escolar da língua portuguesa. São Paulo: DCL, 2000.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

VASCONCELLOS, A. M. A.; CORRÊA, R. S. A importância do saber científico para a prática profissional. Adcontar (UNAMA), v. 3, p. 31-36, 2002.

WERNECK, V. R. Sobre o processo de construção do conhecimento: o papel do ensino e da pesquisa. Ensaio: avaliação e políticas públicas em Educação, Rio de Janeiro, Fundação Cesgranrio, v. 14, n. 51, p. 173-196, abril/jun. 2006.

Publicado

2017-09-13

Cómo citar

Ortega, J. M., Lima, C. P. de, & Andrade, F. S. de. (2017). Pesquisa na formação inicial: concepções de acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática do IFRO (Research in initial training: academic conceptions of IFRO mathematics course). Crítica Educativa, 3(2), 666–675. https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.198