PIBID e Programa de Ensino Integral: caminhos possíveis para mudanças de paradigmas no processo ensino-aprendizagem (‘PIBID’ and ‘Programa de Ensino Integral’: Possible ways to the paradigm changes in the teaching-learning process)

Autores/as

  • Nilsen Agatha Cardoso de Almeida Universidade de Sorocaba - Uniso
  • Denise Lemos Gomes Universidade de Sorocaba, Uniso

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.190

Palabras clave:

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, Programa de Ensino Integral, Formação docente.

Resumen

 

RESUMO

ANTECEDENTES: Esta pesquisa aborda e discute o trabalho desenvolvido pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e pelo Programa de Ensino Integral da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEE-SP), propondo reflexões acerca da promoção de mudanças de paradigmas no processo ensino-aprendizagem. OBJETIVOS: Conhecer a proposta e a política educacional de ambos programas; bem como, refletir sobre as ações desenvolvidas e a relação que os mesmos mantém com a promoção de mudanças de paradigmas no processo ensino-aprendizagem. MÉTODO: Estudo bibliográfico e entrevista. RESULTADOS FINAIS: A análise dos estudos demonstra os impactos positivos de tais programas no espaço escolar e na formação e atuação docente; promovendo, ainda, subsídios para o repensar de quebra de paradigmas no processo ensino-aprendizagem no contexto escolar e nos cursos de formação de docentes. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Os programas PIBID e o Programa de Ensino Integral da SEE-SP podem favorecer mudanças de paradigmas no processo ensino-aprendizagem tanto nas escolas de Educação Básica da rede pública, como nos processos formativos dos cursos de licenciatura.

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Publicado

2017-09-13

Cómo citar

Almeida, N. A. C. de, & Gomes, D. L. (2017). PIBID e Programa de Ensino Integral: caminhos possíveis para mudanças de paradigmas no processo ensino-aprendizagem (‘PIBID’ and ‘Programa de Ensino Integral’: Possible ways to the paradigm changes in the teaching-learning process). Crítica Educativa, 3(2), 344–358. https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.190