Formação de professores e resistência docente: o exemplo do PIBID (Teacher education and teaching resistance: the PIBID example)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.187

Palabras clave:

Formação de professores, Ensino de Geografia, PIBID

Resumen

O presente artigo apresenta uma reflexão acerca dos bons resultados alcançados na formação docente por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), em particular no curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal de São Carlos campus de Sorocaba. Buscou-se, por meio da metodologia de narrativas, realizar uma reflexão sobre o programa e as atividades desenvolvidas ao longo de um período de quatro anos por estudantes da Licenciatura que repensaram sua formação docente e a função social da profissão que escolheram desenvolver ao longo de suas vidas.  

Biografía del autor/a

Marcos de Oliveira Soares, Universidade Federal de São Carlos campus Sorocaba

Professor Adjunto da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar campus de Sorocaba, ministrando aulas nas disciplinas ligadas ao ensino de Geografia e à formação de professores. Doutor em Geografia Humana pela USP (2012), mestre em Geociências pela UNICAMP (2004), Bacharel e Licenciado em Geografia pela USP (1998). Atuou como professor do ensino básico por 20 anos. 

Publicado

2017-09-13

Cómo citar

Soares, M. de O. (2017). Formação de professores e resistência docente: o exemplo do PIBID (Teacher education and teaching resistance: the PIBID example). Crítica Educativa, 3(2), 818–829. https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.187