Representação social de licenciandos de Ciências Sociais do PIBID/UFRN (campus central) acerca da docência (Social representation of PIBID/UFRN social sciences licenses (campus central) about teaching)
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.182Palabras clave:
PIBID/UFRN. Representação Social. Formação DocenteResumen
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID têm buscado valorizar a formação inicial de estudantes das licenciaturas. Dentre as suas finalidades que aparecem na Portaria Normativa n° 38, de 12 de dezembro de 2007 que o instituiu, estão: incentivar a docência; valorizar do magistério; promover a articulação entre as universidades e a escola; além de promover a melhoria da qualidade da educação básica. Diante dessa perspectiva, este trabalho, tem como objetivo refletir sobre a Representação Social de licenciandos do curso de Ciências Sociais do PIBID/UFRN acerca da Docência. Para isso, nos respaldamos na teoria das Representações Sociais a partir de Moscovici (1978; 2010) que coloca essa teoria como relevante, para compreendermos as práticas sociais e os diferentes contextos. Os sujeitos da pesquisa ora apresentada, foram 14 licenciandos de Ciências Sociais e o nosso lócus, foi a Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Esta foi uma pesquisa de caráter qualitativo onde buscamos sob a égide de Bardin (2010) interpretar e refletir a respeito dos sentidos da docência. Como instrumentos metodológicos, utilizamos a Técnica de Associação Livre de Palavras – TALP, para constituirmos campos semânticos da docência que apreendemos como sensível/afetiva; formação e reflexividade; Fazer da pratica e utilizamos a entrevista semiestruturada para compreendermos como esses licenciandos estavam entendendo a docência a partir das suas experiências com o PIBID/UFRN.
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