Representação social de licenciandos de Ciências Sociais do PIBID/UFRN (campus central) acerca da docência (Social representation of PIBID/UFRN social sciences licenses (campus central) about teaching)

Autores/as

  • Erivania Melo de Morais Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Erivania Melo de Morais UFRN

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.182

Palabras clave:

PIBID/UFRN. Representação Social. Formação Docente

Resumen

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID têm buscado valorizar a formação inicial de estudantes das licenciaturas. Dentre as suas finalidades que aparecem na Portaria Normativa n° 38, de 12 de dezembro de 2007 que o instituiu, estão: incentivar a docência; valorizar do magistério; promover a articulação entre as universidades e a escola; além de promover a melhoria da qualidade da educação básica. Diante dessa perspectiva, este trabalho, tem como objetivo refletir sobre a Representação Social de licenciandos do curso de Ciências Sociais do PIBID/UFRN acerca da Docência. Para isso, nos respaldamos na teoria das Representações Sociais a partir de Moscovici (1978; 2010) que coloca essa teoria como relevante, para compreendermos as práticas sociais e os diferentes contextos. Os sujeitos da pesquisa ora apresentada, foram 14 licenciandos de Ciências Sociais e o nosso lócus, foi a Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Esta foi uma pesquisa de caráter qualitativo onde buscamos sob a égide de Bardin (2010) interpretar e refletir a respeito dos sentidos da docência. Como instrumentos metodológicos, utilizamos a Técnica de Associação Livre de Palavras – TALP, para constituirmos campos semânticos da docência que apreendemos como sensível/afetiva; formação e reflexividade; Fazer da pratica e utilizamos a entrevista semiestruturada para compreendermos como esses licenciandos estavam entendendo a docência a partir das suas experiências com o PIBID/UFRN. 

Biografía del autor/a

Erivania Melo de Morais, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduada em Ciências Sociais e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Erivania Melo de Morais, UFRN

Licenciada em Ciências Sociais e Mestre em Educação pela UFRN

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Publicado

2017-09-13

Cómo citar

Morais, E. M. de, & Morais, E. M. de. (2017). Representação social de licenciandos de Ciências Sociais do PIBID/UFRN (campus central) acerca da docência (Social representation of PIBID/UFRN social sciences licenses (campus central) about teaching). Crítica Educativa, 3(2), 753–771. https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.182