Constituição dos saberes docentes na relação universidade-escola (Conception of teaching knowledge in the relation between universiy and school)

Autores/as

  • Hadassa Marques Carmo
  • Elisa Prestes Massena Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Luisa Dias Brito Universidade Federal de Alfenas
  • Maxwell Roger da Purificação Siqueira Universidade Estadual de Santa Cruz

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.166

Palabras clave:

Saberes docentes, PIBID, Formação inicial de professores de ciências

Resumen

Nos últimos anos, tem-se buscado uma valorização das licenciaturas no Brasil, a partir de parcerias entre a Universidade e a Escola, possibilitando uma diminuição do hiato entre Teoria e Prática. Com base nisso, há uma década a CAPES lançou o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), ainda em vigência. Assim, este estudo busca mapear os saberes docentes constituídos no decorrer das experiências vivenciadas no encontro com a escola. Os dados foram obtidos por meio de entrevista semiestruturada e analisados por meio da Análise Textual Discursiva, fundamentando-se nas compreensões de Tardif acerca dos Saberes Docentes definidos a partir da epistemologia da prática profissional. A pesquisa nos mostra como as vivências escolares marcam e ressignificam saberes advindos do contexto universitário, possibilitam aos licenciandos constituírem saberes próprios da docência que são constituídos no encontro com a escola. A partir da análise realizada, podemos afirmar que as experiências nos subprojetos contribuiu para uma perspectiva de educação preocupada com a contextualização do conhecimento e propiciou espaços de autonomia no exercício da prática docente. 

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Publicado

2017-09-13

Cómo citar

Carmo, H. M., Prestes Massena, E., Dias Brito, L., & da Purificação Siqueira, M. R. (2017). Constituição dos saberes docentes na relação universidade-escola (Conception of teaching knowledge in the relation between universiy and school). Crítica Educativa, 3(2), 328–343. https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.166