Constituição da formação docente e do desenvolvimento profissional no PIBID: as aprendizagens do professor coformador (Education and professional development in teaching in the PIBID: the teacher co-former learning)
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.158Palabras clave:
Formação docente. Desenvolvimento profissional docente. PIBID. Professor coformadorResumen
Este estudo discute a formação e o desenvolvimento profissional de professores da Educação Básica na esfera do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, que tem como alvo a valorização do magistério desse nível de ensino. Tem como objetivo compreender de que forma a participação do professor da Educação Básica nesse programa contribui para sua formação e seu desenvolvimento profissional docente. Constitui-se em um estudo qualitativo que lançou mão da entrevista semiestruturada como fonte principal de coleta de dados. Os principais aportes teóricos foram as proposições de Nóvoa (1999), Formosinho (2009) e Garcia (2009), além dos dispositivos legais do PIBID. Os dados empíricos revelaram que os sujeitos identificam mudanças em seu contexto profissional e, igualmente, o melhoramento de sua formação, resultados que atribuem à troca de saberes com os professores da universidade, bem como ao contato com os licenciandos, relação essa permitida pela sua participação no programa.
Citas
BRASIL. Lei 11.273, de 06 de fevereiro de 2006. Autoriza a concessão de bolsas de estudo e de pesquisa a participantes de programas de formação inicial e continuada de professores para a educação básica. Brasília: Presidência da República, Casa Civil, 2006.
_____________. Decreto N° 6.755, de 29 de janeiro de 2009. Institui a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, disciplina a atuação da CAPES Diário Oficial da União, Brasília, 30 de janeiro de 2009c. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6755.htm. Acesso em: 28 abri/2016.
_____________. Decreto nº 7.219, de 24 de junho de 2010. Dispõe sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. Brasília, DF, 2010a. Disponível em:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7219.htm. Acesso em: 10 março. 2015.
____________ . Portaria nº 096, de 18 de julho de 2013 – Aprova as normas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência-PIBID, no âmbito da CAPES. Brasília, DF, 2013a. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/ educacao-basica/capesPIBID. >. Acesso em 12 abr. 2016.
_____________. Portaria nº 046, de 11 de abril de 2016: Aprova o Regulamento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. Disponível em:< https://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/15042016-Portaria-46-Regulamento-PIBID-completa.pdf. Acesso em 2 de mai. 2016.
BRASIL/MEC. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Portal da Legislação: Leis Ordinárias. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/leis/lein9394.pdf. Acesso em: 07 abr. 2016.
BRASIL/MEC/CAPES. Lei n.º 11.502, de 11 de julho de 2007. Modifica as competências e a estrutura organizacional da fundação CAPES, de que trata a Lei no 8.405, de 9 de janeiro de 1992; e altera as Leis nos 8.405, de 9 de janeiro de 1992, e 11.273, de 6 de fevereiro de 2006, que autoriza a concessão de bolsas de estudo e de pesquisa a participantes de programas de formação inicial e continuada de professores para a Educação Básica. D.O. da União, Brasília, 12 de julho de 2007.
DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. São Paulo: Editora Autores Associados, 2011.
FORMOSINHO, João. Formação de professores – Aprendizagem profissional e acção docente. Porto Editora – Portugal, 2009.
GARCIA, Carlos Marcelo. Formação de Professores – para uma mudança educativa. Trad. Isabel Narciso. Porto Editora – Portugal, 1999.
GATTI, Bernadete Angelina; BARRETTO, Elba Siqueira de Sá; ANDRÉ, Mali Eliza Dalmazo de Afonso. Políticas docentes no Brasil: Um estado da arte. Brasília: UNESCO, 2011.
NÓVOA, António. Professores: imagens do futuro presente. Educa: Lisboa, 2009.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação de professores. São Paulo, SP: Vozes, 2012.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação a Crítica Educativa a o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Crítica Educativa.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Crítica Educativa do PPGED da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.