Constituição da formação docente e do desenvolvimento profissional no PIBID: as aprendizagens do professor coformador (Education and professional development in teaching in the PIBID: the teacher co-former learning)

Autores/as

  • Eunice Andrade de Oliveira Menezes Universidade Estadual do Ceará- UECE
  • Silvia Maria Nóbrega-Therrien Universidade Estadual do Ceará- UECE
  • Vanessa de Carvalho Forte Universidade Estadual do Ceará- UECE

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.158

Palabras clave:

Formação docente. Desenvolvimento profissional docente. PIBID. Professor coformador

Resumen

Este estudo discute a formação e o desenvolvimento profissional de professores da Educação Básica na esfera do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, que tem como alvo a valorização do magistério desse nível de ensino. Tem como objetivo compreender de que forma a participação do professor da Educação Básica nesse programa contribui para sua formação e seu desenvolvimento profissional docente. Constitui-se em um estudo qualitativo que lançou mão da entrevista semiestruturada como fonte principal de coleta de dados. Os principais aportes teóricos foram as proposições de Nóvoa (1999), Formosinho (2009) e Garcia (2009), além dos dispositivos legais do PIBID. Os dados empíricos revelaram que os sujeitos identificam mudanças em seu contexto profissional e, igualmente, o melhoramento de sua formação, resultados que atribuem à troca de saberes com os professores da universidade, bem como ao contato com os licenciandos, relação essa permitida pela sua participação no programa.  

Biografía del autor/a

Eunice Andrade de Oliveira Menezes, Universidade Estadual do Ceará- UECE

Pedagoga, com mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Estadual do Ceará-UECE. Investiga a relação pesquisa-reflexividade como promotora de mudanças na prática profissional docente. Integra o Programa Observatório da Educação (OBEDUC) na execução do Projeto número 20667, intitulado "Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica: estudo exploratório sobre contribuições do PIBID" (CAPES/MEC). Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas Autobiográficas-GEPAS, na Universidade Estadual do Ceará-UVA. Tem experiência na área da educação, atuando, sobretudo, na formação de professores. Desenvolve estudos com ênfase nos seguintes temas: formação e desenvolvimento profissional docente, pedagogia universitária, professor reflexivo/professor pesquisador, relação ensino-pesquisa e educação infantil.

Silvia Maria Nóbrega-Therrien, Universidade Estadual do Ceará- UECE

Enfermeira, com mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1990), doutorado em Sociologia da Educação, pela Universidade de Salamanca, Espanha (2000) e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade de Valencia, Espanha (2008). Atualmente é professor Assistente N da Universidade Estadual do Ceará. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Curso de graduação em Medicina. Tem experiência na área de Educação e Saúde com ênfase em estudo sobre os sujeitos da profissão, atuando principalmente nos temas: educação superior, ensino e pesquisa, ensino e história, formação do pesquisador, profissão e práticas educativas em saúde coletiva .Líder do Grupo de Pesquisa Educação, História e Saúde Coletiva e Coordenadora do Laboratório- LEHSC. Membro da Câmara de Ciências Humanas, Linguagem e Artes da FUNCAP - Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Ceará. Membro do Conselho Editorial da Editora da UECE-EdUECE. BOLSISTA De Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2

Citas

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Publicado

2017-09-13

Cómo citar

Menezes, E. A. de O., Nóbrega-Therrien, S. M., & Forte, V. de C. (2017). Constituição da formação docente e do desenvolvimento profissional no PIBID: as aprendizagens do professor coformador (Education and professional development in teaching in the PIBID: the teacher co-former learning). Crítica Educativa, 3(2), 313–327. https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.158