Portfolios reflexivos: instrumentos promotores da aprendizagem da docência no PIBID (Reflective portfolios: instruments to promote the learning about teaching in PIBID)
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.153Palabras clave:
Aprendizagem da docência – Portifólios reflexivos - PIBIDResumen
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) vem se consolidando como um aliado na Formação de Professores, considerando a escrita reflexiva como parte deste processo. A produção de portifólios permite aos licenciandos relatarem as atividades realizadas, reflexões sobre a atuação na escola, contribuições do programa para a formação, além de tecerem críticas e sugestões. Assim, este trabalho tem como objetivo analisar os portifólios dos licenciandos do PIBID em 2015, buscando identificar e interpretar as possíveis reflexões relatadas no âmbito de duas escolas. Utilizando os conceitos de Aprendizagem Profissional da Docência, Pensamento Narrativo e Multidimensionalidade dos Processos de Ensino, foram analisados 39 portifólios, evidenciando-se 6 eixos temáticos: aprendizagem de conhecimentos teóricos sobre ensino; participação nas etapas do processo de ensino e aproximação da profissão; professor experiente como referência; importância do grupo; possibilidades e limites da instituição escolar; papel da pesquisa. Os portifólios se apresentam como instrumentos importantes de reflexão que auxiliam a compreensão dos espaços formativos, bem como na aprendizagem da docência comprometida com a multidimensionalidade dos processos de ensino.
Citas
Referências Bibliográficas
AUTORES. O estágio de regência na aprendizagem da docência em química e em biologia. Laplage em Revista, vol.2, n.2, Sorocaba, SP. mai.- ago. 2016. (p.42-50). Disponível em: www.laplageemrevista.ufscar.br/index.php/lpg/article/download/159/416 Acesso em 22/05/2017.
AUTORES. Percepção dos licenciandos em Ciências Biológicas sobre o papel do Estágio em sua formação. IN: LOPES, N.; MILARÉ, T. (ORGS.) Formação de professores de Ciências: Propostas de pesquisa, ensino e extensão nas licenciaturas. Curitiba: Ed.CRV, 2017. (p. 25-38).
ANDRÉ, Marli. Formação de professores: a constituição de um campo de estudos. Educação. Porto Alegre. V.33, n.3, 2010.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edicções 70, 2016.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Resolução CNE/CP n. 02/2015, de 1o de julho de 2015. Brasília, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, seção 1, n. 124, p. 8-12, 02 de julho de 2015.
BRUNER, Jerome. Actos de significado – para uma psicologia cultural. Trad. Vanda Prazeres. Lisboa: Editora 70, 1990.
BRUNER, Jerome. The narrative construction of reality. Critical Inquirity, 18, 1991.
BRUNER, Jerome. Realidade mental, mundos possíveis. Trad. Marcos Domingues. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
CANDAU, Vera Maria. A didática e a formação de professores – da exaltação à negação: a busca da relevância. In: CANDAU, Vera Maria (org). A didática em questão. Petrópolis/RJ: Vozes, 1984.
CANDAU, Vera Maria. A revisão da didática. In: CANDAU, Vera Maria (org). Rumo a uma nova Didática. Petrópolis/RJ: Vozes, 1986.
CANDAU, Vera Maria. Da didática fundamental ao fundamental da didática. In: ANDRÉ, Marli & OLIVEIRA, Maria Rita (orgs). Alternativas no ensino de didática. Campinas/SP: Papirus, 1997.
CLANDININ, D. Jean; CONNELLY, F. Michael. Teacher’s professional knowledge landscapes: teacher-stories – stories of teachers – school-stories – Stories of Schools. Educational Researcher, 25 (3), 1996.
CUNHA, Maria Isabel da. CONTA-ME AGORA! As narrativas como alternativas pedagógicas na pesquisa e no ensino. Revista da Faculdade de Educação, vol.23, n.1-2, 1997.
KNELLER, George. A Ciência como atividade humana. Trad. Antônio José de Souza. São Paulo: Editora Universidade de São Paulo, 1980.
MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti; REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues; REYES, Cláudia Raimundo; MARTUCCI, Elisabete; LIMA, Emília Freitas de; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli; MELLO, Roseli Rodrigues de. Escola e Aprendizagem da docência: processos de investigação e formação. São Carlos: EdUFSCar, 2002.
MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti & REALI, Aline Maria Medeiros Rodrigues. O professor a ser formado pela UFSCar – uma proposta para a construção de seu perfil profissional. In: PIERSON, Alice Helena Campos & SOUZA, Maria Helena Antunes de Oliveira e. Formação de professores na UFSCar – concepção, implantação e gestão de projetos pedagógicos das licenciaturas. São Carlos/SP: EdUFSCar, 2010.
REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues & REYES, Claudia Raimundo. Reflexões sobre o fazer docente. (Coleção UAB-UFSCar). São Carlos: EdUFSCar, 2009.
SHULMAN, Lee S. Teaching as community property: essays on higher education. San Francisco/CA/USA: Jossey-Bass, 2004.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação a Crítica Educativa a o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Crítica Educativa.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Crítica Educativa do PPGED da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.