Professores do ensino básico, técnico e tecnológico: perfil e atuação profissional (Teachers of basic, technical and technological education: professional profile and performance)

Autores/as

  • Anselmo Paulo Pires PUCMinas e CEFET-MG http://orcid.org/0000-0002-0404-8226
  • Maria Gisèlle Marques Bahia PUCMinas
  • Soraia Aparecida Belton Ferreira PUCMinas
  • Vanessa Guerra Caires PUCMinas

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.145

Palabras clave:

Educação Profissional. Perfil e atuação dos Professores do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. OBEDUC

Resumen

Este trabalho apresenta o perfil e a atuação profissional dos docentes do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Metodologicamente, utilizou-se a abordagem quantitativa, consubstanciado na análise estatística descritiva dos dados coletados por meio de um Survey pelo Observatório de Educação (OBEDUC) através da aplicação de um questionário eletrônico a 554 professores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Os dados evidenciaram  entre outras questões, que na instituição há um número maior de docentes do gênero masculino, com idade superior a 40 anos e tempo de docência maior que seis anos. A maioria dos docentes possui título de mestre e/ou doutor, trabalha em regime de dedicação exclusiva e atua no Ensino Técnico Integrado ao Nível Médio, com uma carga horária semanal de 10 a 20 horas-aula, acrescida do tempo destinado a atividades extraclasse e outros encargos acadêmicos.

 

Biografía del autor/a

Anselmo Paulo Pires, PUCMinas e CEFET-MG

Doutor em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação - PPGE PUCMINAS na área de Educação Escolar e Profissão Docente, mestre em Educação Tecnológica pelo CEFET/MG - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Possui graduação no Programa Especial de Formação para Docentes pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais e graduação em Tecnologia em Normalização e Qualidade Industrial pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Atualmente é professor lotado no Departamento de Engenharia de Materiais - DEMAT do CEFET/MG. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem e Didática da Educação Profissional e Tecnológica, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Profissional, Estágio Supervisionado, Sistema e Gestão da Qualidade e Trabalho e Educação.

Maria Gisèlle Marques Bahia, PUCMinas

Doutoranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais,possui mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2003) e graduação em Matemática pelo Centro Universitário Newton Paiva (1986). Atualmente é professora da pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e professora auxiliar IV da Universidade FUMEC. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: plano de negócios, matemática, ensino médio, projeto político pedagógico e ensino superior.

Soraia Aparecida Belton Ferreira, PUCMinas

Doutoranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Temática: Filosofia, Interdisciplinaridade e Inclusão escolar - uma perspectiva ética. Mestre em Educação pela Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações (2007), graduada em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1989), graduada em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1989). Especialista em Filosofia Contemporânea pela PUCMINAS e em Filosofia Clinica pelo Instituto Packter. Participante do grupo de pesquisa relacionada à questão da Educação e Educação Profissional, dirigido pela professora Maria Auxiliadora Monteiro Oliveira - PUCMG. Atualmente, é professora das seguintes instituições: Faculdade Milton Campos, no curso de Administração e Ciências Contábeis (Disciplina: Filosofia e Ética, Antropologia, Sociologia e Etnias, Projeto de TCC e Introdução à pesquisa científica), Faculdade de Ciências Aplicadas de Belo Horizonte, no curso de Administração e Ciências Contábeis (Disciplinas: Metodologia de Projetos I (Projeto de Pesquisa),Metodologia de Projetos II (TCC) e Colégio Centro Educacional Mineiro (Disciplina: Filosofia e Sociologia). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: Ética geral e profissional, Sociologia, Antropologia e desenvolvimento de Projetos de Pesquisa e Trabalho de conclusão de curso, bem como em áreas sociais tendo sido Técnica social na PBH no Programa de Reassentamento de moradores de vilas e favelas em moradias verticais ( atuação junto aos moradores com o Pré-morar, formação de lideranças para a função de síndicos, fomento para a elaboração das diretrizes para a convenção de condomínio, e ações relativas à nova forma de organização domiciliar).

Vanessa Guerra Caires, PUCMinas

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) (2016), onde concluiu a graduação em Engenharia Elétrica (1992) e o mestrado em Engenharia Elétrica (1999). Atualmente, é professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), nos cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM) em Mecatrônica e em Eletromecânica. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Circuitos e Instalações Elétricas. Principais áreas de pesquisa: políticas educacionais, Educação Profissional e Ensino Integrado.

Citas

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Publicado

2017-09-13

Cómo citar

Pires, A. P., Bahia, M. G. M., Ferreira, S. A. B., & Caires, V. G. (2017). Professores do ensino básico, técnico e tecnológico: perfil e atuação profissional (Teachers of basic, technical and technological education: professional profile and performance). Crítica Educativa, 3(2), 109–126. https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.145