Espiral da Aprendizagem Docente: compreensão de egressos acerca de tornar-se professor (Teacher Learning Spiral: the comprehension of graduates about the process of becoming a teacher)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.142

Resumen

Apresenta-se a Espiral da Aprendizagem Docente, constituída a partir da compreensão de egressas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), sobre o seu processo de formação no curso de Pedagogia de uma IES comunitária e filantrópica do sul do país. A metodologia, de abordagem qualitativa, e a análise dos dados ancoram-se na Análise Textual Discursiva sobre entrevistas e documentos oficiais nacionais e institucionais. Foram identificadas as categorias de Prática Reflexiva como Elemento Estruturante da Aprendizagem Docente, Multiplicidade de Saberes Necessários à Docência, Interlocução Teoria-Prática e Ser Professora: Desenvolvimento Profissional Docente. Chegou-se ao entendimento de que, na medida em que as experiências vivenciadas pelas egressas nas práticas de iniciação à docência foram sendo [re]elaboradas e [res]significadas, por meio de ações concretas de situações de aprendizagem na realidade escolar, as licenciandas [re]construíram o processo de tornar-se professor. Assim, entende-se que o PIBID contribui com a aprendizagem docente, constitui-se em um programa para formação inicial de professores, proporcionando aos estudantes diferentes interpretações sobre o que significa ser professor. 

Palavras-chave:  Educação superior. Aprendizagem docente. PIBID. Formação de professores.

Biografía del autor/a

FERNANDA FIGUEIRA MARQUEZAN, Centro Universitário Franciscano, Santa Maria/RS

Licenciatura em Pedagogia Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Centro Universitário Franciscano, Santa Maria, RS. Mestre em Educação, Universidade de Passo Fundo (UPF), RS. Doutora em Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS.

Docente do Curso de Pedagogia e Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens. Coordenadora do PIBID Pedagogia,  Centro Universitário Franciscano. 

 

Marília Costa Morosini, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Possui licenciatura e bacharelado em Ciências Sociais (1970), mestrado em Sociologia Educacional (1975) e doutorado em Educação pela UFRGS (1990) e pós-doutorado no LILLAS/Universidade do Texas (2002/2003). Coordenadora do CEES - Centro de Estudos em Educação Superior - PUCRS; da RIES (Rede Sulbrasileira de Investigadores da Educação Superior) - Núcleo de Excelência em C, T&I, CNPq/ FAPERGS/PRONEX; Coord. do Observatório de Educação Indicadores de Qualidade do Ensino Superior (CAPES/INEP) e da Rede UNIVERSITAS ligada ao GT Politica de Educação Superior/ANPED (1996 ? 2012) e Coord. do programa conjunto de pesquisa CAPES/UTEXAS (2006 ? 2012) Qualidade na Educação Superior; e coord. a da Rede CEES/PUCRS - School of Education /Newcastle University. Coord. e membro do Comitê Assessor da Cooperação Internacional FAPERGS (2008 -...) e membro CA Educação (2004....) . Membro da EAIR (European Association of Institutional Research). Membro da LASA ? Latin American Studies Association. Membro representante da área de Ciências Humanas da CTAA/ INEP/ MEC (2006-2012); bolsista produtividade 1A do CNPq, integra o CA - Ad Hoc de Educação da CAPES. 

Citas

ALARCÃO, I. (Org.). Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

BOGDAN, R.; BIKELN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto, 1994.

BOLÍVAR, A.; DOMINGO, J.; FERNÁNDEZ, M. La investigación biográfica- narrativa em educación. Madrid: La Muralla, 2001.

BRASIL. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília-DF. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm

BRASIL. Parecer nº CNE/CP nº 5, de 13 de dezembro de 2005. Dispõe das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/pcp05_05.pdf

BRASIL. Decreto nº 7.219, de 24 de junho de 2010. Dispõe sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. Disponível: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7219.htm

BRASIL. Portaria nº 096, de 18 de julho de 2013. Regulamento o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. Disponível: https://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/Portaria_096_18jul13_AprovaRegulamentoPIBID.pdf

CANDAU, V.; LELIS, I. A. A relação teoria-prática na formação do educador. In: CANDAU, V. M. (Org.). Rumo a uma nova didática. Petrópolis: Vozes, 1989.

CONNELLY Y CLANDININ. Relatos de experiência e investigación narrativa. In: LARROSA; ARNAUS; FERRER et al. Déjame que te cuente. Barcelona: Alertes, 1995.

CONTRERAS, J. A autonomia de professores. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

CHEVALLARD, Y. Sobre a Teoria da Transposição Didática: algumas considerações introdutórias. Rio de Janeiro. Revista de Educação, Ciências e Matemática, v.3, n.2. p. 1-14, mai/ago 2013.

FULLAN, M.; HARGREAVES, A. A escola como organização aprendente. 2. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

GARCÍA, C. M. Desenvolvimento profissional docente: passado e futuro. Sísifo. Revista de Ciências da Educação. n. 8, p. 7-22. 2009.

LÜDKE, M. Universidade, escola de educação básica e o problema do estágio na formação de professores. Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação Docente. v. 01, n. 01, p. 95-108, ago./dez. 2009.

MORAES, R. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Revista Ciência & Educação, v. 9, n. 2, p. 191-211, 2003.

MOROSINI, M. C. Qualidade da Educação Superior e Contextos Emergentes. Avaliação, Campinas; v. 19, n. 2, p. 385-405, 2014.

MOROSINI, M.; NASCIMENTO, M. B. C. Aprendizagem na Educação Superior em Contextos Emergentes Internacionalizados. In: ENGERS, M. E. A.; MOROSINI, M. C.; FELICETTI, V. L. Educação Superior e Aprendizagem. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2015. p.189-204.

SAVIANI, D. Pedagogia: o espaço da educação na universidade. Cadernos de Pesquisa, v. 37, n. 130, p. 99-143, jan/abr. 2007.

TARDIF, M.; RAYMOND, D. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Educação e Sociedade, n. 73, p. 33-48, dez, 2000.

UNIFRA, Centro Universitário Franciscano. Projeto político pedagógico do Curso de Pedagogia, Santa Maria, RS.

ZEICHNER, K. Repensando as conexões entre a formação na universidade e as experiências de campo na formação de professores em faculdades e universidades. Educação. Santa Maria, v. 35, n. 3, p. 479-503, set/dez 2010.

Publicado

2017-09-13

Cómo citar

MARQUEZAN, F. F., & Morosini, M. C. (2017). Espiral da Aprendizagem Docente: compreensão de egressos acerca de tornar-se professor (Teacher Learning Spiral: the comprehension of graduates about the process of becoming a teacher). Crítica Educativa, 3(2), 676–691. https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.142