Formação continuada de professores de Matemática e a pesquisa colaborativa (The continued training of math teachers and the collaborative research)
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.139Palabras clave:
Observatório da Educação, Pesquisa Colaborativa, Formação de Professores.Resumen
Este artigo tem como finalidade apresentar um recorte da dissertação de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul– UFMS. Os dados foram coletados durante a participação no projeto de pesquisa em rede intitulado “Trabalho colaborativo com professores que ensinam Matemática na Educação Básica em escolas públicas das regiões Nordeste e Centro-Oeste”, vinculado ao Programa Observatório da Educação– OBEDUC/Capes. A pesquisa buscou compreender o processo reflexivo de um professor de Matemática sobre a sua prática docente no âmbito de sala de aula. Como referencial teórico e metodológico, utilizamos a pesquisa colaborativa, fundamentada em Ibiapina (2008). Desenvolvemos a espiral reflexiva ampliada, que possui, como procedimentos, os planejamentos das aulas, a aplicação da aula na escola, as entrevistas, as sessões reflexivas, o novo planejamento, a nova aplicação da aula, a nova entrevista e a nova sessão reflexiva. Os resultados apontaram que a pesquisa colaborativa orientada pelos procedimentos metodológicos da espiral reflexiva ampliada cria oportunidades de reflexão em um processo formativo por meio das significações e das ressignificações mediadas pela construção da prática docente dos professoresCitas
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