Formação de docentes para a educação profissional: problemas e desafios (Training of teachers for professional education: problems and challenges)
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.137Palabras clave:
Formação de Professores, Educação Profissional, OBEDUCResumen
Este artigo objetiva analisar a Formação de Professores para o Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), a partir dos dados quantitativos, coletados pela Pesquisa do Observatório de Educação (OBEDUC)[1], desenvolvida entre 2010-2014. Em síntese, se fará uma interlocução entre os dados resultantes da aplicação de um questionário, aos docentes do referido nível de ensino[2] e os aportes teóricos, oriundos de estudos sobre a formação de docentes para a Educação Profissional.
[1] Essa pesquisa se intitulou “Educação Técnica de Nível Médio da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica de Minas Gerais: Organização dos IFETs, Políticas para o Trabalho Docente, Permanência/Evasão de Estudantes e Transição para o Ensino Superior e para o Trabalho”. Essa investigação foi desenvolvida em três núcleos: Núcleo situado na UFMG, que investigou a evasão/abandono de alunos; Núcleo do CEFET/MG, que pesquisou a transição para o ensino superior e para o trabalho e o Núcleo situado na PUC-Minas, que investigou a Formação/Profissionalização e o trabalho docente.
[2] Esses professores estavam vinculados à Rede Federal de Educação Profissional científica e Tecnológica (RFEPCT) de Minas Gerais e, lecionavam no âmbito da Educação Profissional.
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