Laboratório de Ensino e Prática Docente: ação do Prodocência na formação de professores (Laboratory of Teaching and Teaching Practice: Prodocência action in the formation of teachers)

Autores/as

  • Cristina Maria Loyola Zardo Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Sheyla Costa Rodrigues Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Cleuza Maria Sobral Dias Universidade Federal do Rio Grande - FURG

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.128

Palabras clave:

Formação de professores, Políticas Públicas, Prodocência, Transformação na convivência.

Resumen

Para compreender como a experiência no Laboratório de Ensino e Prática Docente – LEPD tem contribuído na formação dos acadêmicos da Licenciatura em Ciências Biológicas, tomamos como foco de análise as ações desenvolvidas nesse espaço de formação. A criação e manutenção do LEPD na Universidade Federal do Rio Grande – FURG foi financiada pelo Programa de Consolidação das Licenciaturas - Prodocência/Capes. A formação docente foi discutida sob o referencial teórico dos estudos de Tardif, questionando os saberes necessários para o exercício docente. Aportes teóricos de Maturana balizaram a pesquisa entendendo a educação como um processo de transformação na convivência. É apresentado e discutido um discurso coletivo, originado das respostas dadas a uma questão que envolve a percepção dos acadêmicos quanto à importância da Universidade disponibilizar um espaço de formação como o LEPD.

Biografía del autor/a

Cristina Maria Loyola Zardo, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Instituto de Ciências Biológicas - ICB

PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde/FURG. (doutoranda)

Sheyla Costa Rodrigues, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Instituto de Educação - IE

PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde/FURG.

Cleuza Maria Sobral Dias, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Instituto de Educação - IE

PPG Educação Ambiental

Citas

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TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2012. 325p.

Publicado

2017-09-13

Cómo citar

Zardo, C. M. L., Rodrigues, S. C., & Dias, C. M. S. (2017). Laboratório de Ensino e Prática Docente: ação do Prodocência na formação de professores (Laboratory of Teaching and Teaching Practice: Prodocência action in the formation of teachers). Crítica Educativa, 3(2), 374–388. https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.128