Formação inicial e continuada de professores: PIBID matemática nos anos iniciais (Initial and continued teacher training: PIBID mathematical initial years)

Autores/as

  • Antonio Mauricio Medeiros Alves UFPel - Departamento de Educação Matemática

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.127

Palabras clave:

Matemática. Anos Iniciais. PIBID. Formação de Professores

Resumen

Esse texto aborda as contribuições de um importante programa de formação inicial e continuada de professores, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID. Formação inicial dos acadêmicos do curso de licenciatura em Matemática e formação continuada dos professores que, nas suas escolas, recebem os alunos da universidade, partilhando seus saberes docentes. Numa proposta que teve por referencial teórico os pressupostos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, os alunos desenvolvem práticas voltadas à alfabetização matemática das crianças dos anos iniciais na escola parceira do PIBID, atendendo ao proposto no subprojeto Matemática Ensino Fundamental, submetido ao edital PIBID 2013, o qual contempla dois eixos temáticos voltados a essa questão: práticas didáticas de Matemática com materiais manipuláveis e práticas de Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Como resultados parciais já se pode observar o envolvimento dos acadêmicos com a temática e a disponibilidade dos professores titulares das turmas atendidas para novas aprendizagens colaborativas entre eles e os pibidianos.

Biografía del autor/a

Antonio Mauricio Medeiros Alves, UFPel - Departamento de Educação Matemática

Possui Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Católica de Pelotas (1996), Especialização em Educação Matemática (1997), pela mesma universidade, Mestrado (2005) e Doutorado (2013) em Educação pela Universidade Federal de Pelotas. Professor Adjunto dessa mesma universidade (UFPEL), lotado no Departamento de Educação Matemática (DEMAT) do Instituto de Física e Matemática (IFM). Atua como docente do Curso de Licenciatura em Matemática, na área de Ensino de Matemática e nos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – Mestrado Profissional (PPGECM) da FaE/UFPel e Mestrado (acadêmico) em Educação Matemática (PPGEM) do IFM/UFPel. Pertence aos grupos de pesquisa cadastrados no CNPq, HISALES – História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares (FaE/UFPel), GEEMAI – Grupo de Estudos sobre Educação Matemática nos Anos Iniciais (IFM/UFPEL), do qual é Líder atualmente e GHEMAT – Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática no Brasil. Tem experiência na área da educação, com ênfase em Ensino de Matemática, atuando principalmente nas seguintes áreas: formação de professores, alfabetização matemática, numeramento, prática e metodologia de ensino de matemática, livros didáticos e ensino de Matemática nos Anos Iniciais, História da Educação Matemática.

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Publicado

2017-09-13

Cómo citar

Medeiros Alves, A. M. (2017). Formação inicial e continuada de professores: PIBID matemática nos anos iniciais (Initial and continued teacher training: PIBID mathematical initial years). Crítica Educativa, 3(2), 876–889. https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.127