Formação inicial e continuada de professores: PIBID matemática nos anos iniciais (Initial and continued teacher training: PIBID mathematical initial years)
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.127Palabras clave:
Matemática. Anos Iniciais. PIBID. Formação de ProfessoresResumen
Esse texto aborda as contribuições de um importante programa de formação inicial e continuada de professores, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID. Formação inicial dos acadêmicos do curso de licenciatura em Matemática e formação continuada dos professores que, nas suas escolas, recebem os alunos da universidade, partilhando seus saberes docentes. Numa proposta que teve por referencial teórico os pressupostos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, os alunos desenvolvem práticas voltadas à alfabetização matemática das crianças dos anos iniciais na escola parceira do PIBID, atendendo ao proposto no subprojeto Matemática Ensino Fundamental, submetido ao edital PIBID 2013, o qual contempla dois eixos temáticos voltados a essa questão: práticas didáticas de Matemática com materiais manipuláveis e práticas de Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Como resultados parciais já se pode observar o envolvimento dos acadêmicos com a temática e a disponibilidade dos professores titulares das turmas atendidas para novas aprendizagens colaborativas entre eles e os pibidianos.
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