Percurso de formação inicial e continuada: projetos interdisciplinares realizados no PIBID (Initial and continued training course: interdisciplinary projects done in PIBID)

Autores/as

  • Lourdes Maria Bragagnolo Frison Universidade Federal de Pleotas
  • Vanessa Caldeira Leite Professora adjunta da Universidade Federal de Pelotas.
  • Cátia Simone Ribeiro Barcellos Professora da Rede Pública Municipal de Ensino de Pelotas.

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.123

Palabras clave:

Iniciação à Docência, Interdisciplinaridade, Formação Inicial e Continuada.

Resumen

O artigo tem como objetivo explicitar a complexa dinâmica da construção dos projetos interdisciplinares desenvolvidos em escolas municipais, com foco nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Educação Básica, realizados por bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). As ações interdisciplinares foram planejadas semanalmente, sob a orientação de um coordenador de área nas escolas em que o Pibid atua, com a presença dos supervisores e alunos bolsistas do Pibid de iniciação à docência pertencentes a diferentes áreas do conhecimento. Como metodologia foram realizadas visitas in loco nas escolas, durante as quais coletamos dados com o grupo interdisciplinar, realizamos observações sobre o processo de elaboração do projeto e coletamos avaliações do que já fora realizado, além de pesquisar os relatórios elaborados pelos grupos. Constatamos que muitas foram as diferenças e similaridades entre os grupos organizados em cada escola, bem como, as dificuldades e obstáculos encontrados ao longo do processo. Inferimos que o trabalho coletivo, sob a lógica interdisciplinar, tem causado grande impacto na formação inicial, promovendo um novo olhar sobre os processos de ensino e de aprendizagem.

 


Biografía del autor/a

Lourdes Maria Bragagnolo Frison, Universidade Federal de Pleotas

Professora associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas

Vanessa Caldeira Leite, Professora adjunta da Universidade Federal de Pelotas.

Professora adjunta da Universidade Federal de Pelotas, Centro de Artes. Coordenadora Institucional do Pibid. 

Cátia Simone Ribeiro Barcellos, Professora da Rede Pública Municipal de Ensino de Pelotas.

Professora da Rede Pública Municipal de Ensino de Pelotas. Ex-bolsista do Pibid na escola. Doutoranda em Educação na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas

Citas

AMARAL, Graciele S. do. Processos de uma docência: encontros e desencontros. In: FRISON, Lourdes Maria B. e PORTO, Gilceane C. (org.). Diálogo entre a formação inicial e continuada no exercício de práticas educativas. Pelotas: UFPEL, 2013. p. 101-107.

BRASIL.MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – MEC/CAPES. PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capes. Pibid acessado em 17/11/15 às 22:49

CAPES. Portaria Nº 096, de 18 de julho de 2013. Regulamento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). 2013

DUARTE, Arita M., GIELOW, Patrícia P. e FRISON, Lourdes Maria B. Contribuições do PIBID na formação de professores em serviço. In: FRISON, Lourdes Maria B. e PORTO, Gilceane C. (org.). Diálogo entre a formação inicial e continuada no exercício de práticas educativas. Pelotas: UFPEL, 2013. p. 33-48.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade-transdisciplinaridade: visões culturais e epistemológicas. In: FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (org.) O que é interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez, 2008. p.17-28.

LIBÂNEO, José Carlos. II A escola com que sonhamos é aquela que assegura a todos a formação cultural e científica para a vida pessoal, profissional e cidadã. Entrevista com José Carlos Libâneo. In: COSTA, Marisa Vorraber (org.) A escola tem futuro? Rio de Janeiro, DP&A, 2003. p.23-52.

PIBID/UFPEL. Relatórios dos projetos interdisciplinares das escolas parceiras do PIBID/UFPEL, Pelotas, janeiro de 2016. Disponível em: http://wp.ufpel.edu.br/pibid/

MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre: EDIPICRS, a. XXII, n. 37, 1999. p.7-35.

NÖRNBERG, Marta. A interdisciplinaridade e suas repercussões na formação docente (palestra proferida durante o V Seminário PIBID-UFPEL), 2015.

THIESEN, Juares. A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem. Revista Brasileira de Educação. v. 13 n. 39 set./dez. 2008.

UFPEL. Projeto Institucional do PIBID UFPEL 2014-2018, Edital Capes Nº. 061/2013. Disponível em: http://wp.ufpel.edu.br/pibid/

Publicado

2017-09-13

Cómo citar

Frison, L. M. B., Leite, V. C., & Ribeiro Barcellos, C. S. (2017). Percurso de formação inicial e continuada: projetos interdisciplinares realizados no PIBID (Initial and continued training course: interdisciplinary projects done in PIBID). Crítica Educativa, 3(2), 519–532. https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.123