Potencialidades do PIBID/Matemática para Formação de Professores no Brasil (Potential of the PIBID for the initial and continued formation of Mathematics teachers in Brazil)
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.119Palabras clave:
PIBID, Formação Inicial, Formação Continuada, Professores de MatemáticaResumen
Neste artigo objetivamos elucidar as potencialidades do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, para a formação inicial e continuada de professores de Matemática no Brasil. Visando atender a esse objetivo, realizamos um recorte de uma pesquisa de doutorado defendida na UNESP – Rio Claro/SP. Os dados foram constituídos por meio de dois instrumentos: (i) Questionários respondidos por 394 participantes - Coordenadores de área, Supervisores e Licenciandos em Matemática - dos subprojetos do PIBID/Matemática de 83 universidades, localizadas nas cinco regiões do Brasil; e (ii) Entrevistas realizadas com Coordenadores institucionais ou de gestão do PIBID de três universidades – UFSCar, USP, UNESP – e, também com a diretora da DEB/Capes. Os dados foram analisados por meio de alguns conceitos da Análise de Conteúdo elucidados por Bardin (1977), os quais nos conduziram à identificação de quatro contribuições do PIBID para a formação inicial de professores de Matemática e duas contribuições do PIBID para os processos de formação continuada dos professores de Matemática. Assim sendo, concluímos afirmando que o PIBID como espaço formativo está proporcionando um novo cenário no contexto da formação inicial e continuada de professores de Matemática no Brasil.
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