Potencialidades do PIBID/Matemática para Formação de Professores no Brasil (Potential of the PIBID for the initial and continued formation of Mathematics teachers in Brazil)

Autores/as

  • Márcio Urel Rodrigues Doutor em Educação Matemática pela Unesp – Rio Claro/SP. Professor Adjunto lotado na Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade do Estado de Mato Grosso – Campus Barra do Bugres/MT http://orcid.org/0000-0001-8932-3815
  • ROSANA GIARETTA SGUERRA MISKULIN Departamento de Matemática do IGCE da Unesp – Campus de Rio Claro/SP.
  • LUCIANO DUARTE SILVA Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia/Campus Goiânia/GO, http://orcid.org/0000-0003-4510-9053

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.119

Palabras clave:

PIBID, Formação Inicial, Formação Continuada, Professores de Matemática

Resumen

Neste artigo objetivamos elucidar as potencialidades do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, para a formação inicial e continuada de professores de Matemática no Brasil. Visando atender a esse objetivo, realizamos um recorte de uma pesquisa de doutorado defendida na UNESP – Rio Claro/SP. Os dados foram constituídos por meio de dois instrumentos: (i) Questionários respondidos por 394 participantes - Coordenadores de área, Supervisores e Licenciandos em Matemática - dos subprojetos do PIBID/Matemática de 83 universidades, localizadas nas cinco regiões do Brasil; e (ii) Entrevistas realizadas com Coordenadores institucionais ou de gestão do PIBID de três universidades – UFSCar, USP, UNESP – e, também com a diretora da DEB/Capes. Os dados foram analisados por meio de alguns conceitos da Análise de Conteúdo elucidados por Bardin (1977), os quais nos conduziram à identificação de quatro contribuições do PIBID para a formação inicial de professores de Matemática e duas contribuições do PIBID para os processos de formação continuada dos professores de Matemática. Assim sendo, concluímos afirmando que o PIBID como espaço formativo está proporcionando um novo cenário no contexto da formação inicial e continuada de professores de Matemática no Brasil.

Biografía del autor/a

Márcio Urel Rodrigues, Doutor em Educação Matemática pela Unesp – Rio Claro/SP. Professor Adjunto lotado na Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade do Estado de Mato Grosso – Campus Barra do Bugres/MT

Me graduei no curso de Licenciatura Plena de
Matemática pela UNEMAT Universidade
do Estado de Mato Grosso em 2004. Me tornei Mestre em Educação Matemática pela UNESP Universidade
Estadual Paulista Júlio
de Mesquita Filho em 2007 e em 2016 conclui o Doutorado na mesma instituição com a tese intitulada: Potencialidades do PIBID como Espaço Formativo para Professores de Matemática no Brasil. Tenho experiência como professor no Ensino Fundamental e Médio e experiência como formador de futuros professores de Matemática no Curso de Matemática da UNEMAT/MT. Atualmente sou PROFESSOR EFETIVO em DEDICAÇÃO EXCLUSIVA no Departamento de Matemática da Universidade do Estado de Mato Grosso Campus de Barra do Bugres na área de Educação Matemática E-mail: urelrodrigues@gmail.com

ROSANA GIARETTA SGUERRA MISKULIN, Departamento de Matemática do IGCE da Unesp – Campus de Rio Claro/SP.

Doutora em Educação Matemática, professora adjunta na Universidade Estadual Paulista (Unesp) – SP e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática lotada no Departamento de Matemática do IGCE da Unesp – Campus de Rio Claro/SP. E-mail:  misk@rc.unesp.br

LUCIANO DUARTE SILVA, Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia/Campus Goiânia/GO,

Doutor em Educação Matemática pela Unesp – Rio Claro/SP. Professor lotado no Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia/Campus Goiânia/GO, Emaillucianoduartee@gmail.com

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Publicado

2017-09-13

Cómo citar

Rodrigues, M. U., MISKULIN, R. G. S., & SILVA, L. D. (2017). Potencialidades do PIBID/Matemática para Formação de Professores no Brasil (Potential of the PIBID for the initial and continued formation of Mathematics teachers in Brazil). Crítica Educativa, 3(2), 573–590. https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.119