A infância, as crianças e a educação infantil: reflexões acerca da questão étnico-racial (Childhood, children and early childhood education: reflections on the ethnic-racial issue)

Autores/as

  • Fabiana de Oliveira UNIFAL

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v2i2.102

Palabras clave:

Criança negra. Educação infantil. Questão étnico-racial.

Resumen

Neste artigo é apresentado um ensaio teórico cujo objetivo é refletir acerca do papel da educação infantil e o tratamento da diversidade étnico-racial na formação pessoal e social das crianças negras. A reflexão está organizada em duas partes que se complementam: na primeira parte, apresentamos uma discussão sobre aspectos relacionados à socialização das crianças negras nas instituições de educação infantil a partir dos dados de pesquisas realizadas e, em seguida, refletimos acerca da formação das professoras da educação infantil diante dos desafios colocados pelo tratamento da questão étnico-racial. Os dados encontrados apontam que as crianças negras já internalizaram uma concepção negativa do seu pertencimento racial e que acaba sendo reforçado pelas instituições educativas ao não tratarem desta questão ou fazerem isso de forma estereotipada. Isso nos indica que a formação específica do profissional da educação infantil deve dar abertura à multiplicidade de saberes que envolve a docência na educação infantil considerando as questões de subjetividade, construção da autonomia, a diversidade cultural, de gênero, classe social e raça/etnia, pois estas são constituidoras do ambiente da educação infantil e devem ser consideradas no entendimento de uma criança real e de uma infância plural.

Biografía del autor/a

Fabiana de Oliveira, UNIFAL

Professora da Universidade Federal de Alfenas.

Citas

ALMEIDA, S. S. M. de. Análise do autoconceito e autocontrole de crianças negras a partir da identidade social. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social – Universidade Federal de Sergipe, 2012.

BARBOSA, M. C. S. Culturas escolares, culturas de infância e culturas familiares: as socializações e a escolarização no entretecer destas culturas. Educação & Sociedade. Campinas, vol. 28, n. 100 – Especial, p. 1059-1083, out. 2007.

BISCHOFF, D. L. . Minha cor e a cor do outro: qual a cor desta mistura? Olhares sobre a racialidade a partir da pesquisa com crianças na educação infantil. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação – Faculdade de Educação – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2013.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei 10.639 de 09 de janeiro de 2003 – Inclusão no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”. MEC.

__________. Resolução no 1 de 17/06/04 que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira. CNE/MEC.

__________. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, 2010. CNE/MEC.

CRUZ, E. M. R. Percepções das crianças sobre currículo e relações étnico-raciais na escola: desafios, incertezas e possibilidades. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação – Centro de Educação e Ciências Humanas – Universidade Federal de São Carlos, 2008.

FEITOSA, C. F. J. Aqui tem racismo! Um estudo das representações sociais e das identidades das crianças negras. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Educação – Unicamp, 2012.

FOMOSINHO, J. A universidade e a formação de educadores de infância: potencialidades e dilemas. In: MACHADO, Maria Lúcia de. Encontros e Desencontros na Educação Infantil. São Paulo: Cortez, 2008. p. 169-188.

HALL, S. Da Diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.

KISHIMOTO, T. M. Pedagogia e a formação de professores (as) de Educação Infantil. In: Pró-Posições, v. 16, n. 3 (48) – set/dez., 2005, p. 181-193.

__________. Encontros e desencontros na formação dos profissionais de educação infantil. In: ____MACHADO, Maria Lucia de A. (org.). Encontros e Desencontros em Educação Infantil. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2008, p. 107-115.

OLIVEIRA, F. Um estudo sobre a creche: o que as práticas educativas produzem e revelam sobre a questão racial? Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, São Carlos, 2004.

PELBART, P. P. A Nau do Tempo-Rei: 7 ensaios sobre o Tempo da Loucura. Rio de Janeiro: Imago, 1993.

__________. A vertigem por um fio: políticas da subjetividade contemporânea. São Paulo: Iluminuras, 2000.

PEREIRA, J. B. B. A criança negra; identidade étnica e socialização. Cadernos de Pesquisa, n. 63, 1987. p. 41-45.

ROMÃO, J. O educador, a educação e a construção de uma auto-estima positiva no educando negro. In: CAVALLEIRO, E. (org). Racismo e anti-racismo na educação: repensando a escola. São Paulo: Summus, 2001. p. 161-178.

SILVA, A. C. A Desconstrução da Discriminação no Livro Didático. In: MUNANGA, K. (org). Superando o racismo na escola. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Fundamental, 2000, p. 13-30.

SILVA, M. J. L. da. As artes e a diversidade étnico-cultural na escola básica. In: MUNANGA, K. (org). Superando o racismo na escola. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Fundamental, 2000, p. 119-136.

SILVA, C. D. Negro, qual é o seu nome? Belo Horizonte: Mazza Edições, 1995.

SILVA, M. H. P. D. da. Negritude e infância: cultura, relações étnico-raciais e desenvolvimento de concepções de si em crianças. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde – Instituto de Psicologia – Universidade de Brasília, 2010.

TRINIDAD, C. T. Identificação étnico-racial na voz de crianças em espaços de educação infantil. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Educação (Psicologia da Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC), 2011.

Publicado

2017-02-13

Cómo citar

Oliveira, F. de. (2017). A infância, as crianças e a educação infantil: reflexões acerca da questão étnico-racial (Childhood, children and early childhood education: reflections on the ethnic-racial issue). Crítica Educativa, 2(2), 136–149. https://doi.org/10.22476/revcted.v2i2.102