Caça às krenti: criando corpo e infância entre os Akwê-Xerente (The hunting of krenti: creating body and childhood among Akwê-Xerente people)

Authors

  • Beleni Saléte Grando UFMT
  • Khellen Cristina Pires C. Soares IFTO

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v2i2.97

Keywords:

Infância Indígena. Educação Infantil. Akwê-Xerente.

Abstract

Nas sociedades indígenas os processos de educação da criança implicam reconhecimento de que não há como padronizarmos uma única compreensão de criança ou infância para todos os povos e comunidades. Articulando experiências distintas que se entrecruzam no texto, problematizamos a infância indígena e as perspectivas de escolarização que as atingem cada vez mais cedo. O diálogo é interdisciplinar e intercultural, tendo por referência Mato Grosso com a formação de professores indígenas e a formação de educadores em comunidades tradicionais, e a pesquisa atual com os Akwê-Xerente de Tocantins. A análise do campo se pauta nos processos de educação do corpo a partir da caça as Krenti (tanajuras), desvelando como a coletividade indígena assegura dinâmicas próprias para que as crianças, desde pequenas, possam se constituir com autonomia pautando-se em cosmovisões de futuro e educação específicas para responder as demandas de cada comunidade indígena.

Author Biographies

Beleni Saléte Grando, UFMT

Professora da Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Educação Física e Programa de Pós-Graduação em Educação na Linha de Pesquisa Educação e Povos Indígenas, coordenadora do Grupo de Pesquisa Corpo, Educação e Cultura.

Khellen Cristina Pires C. Soares, IFTO

Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins. Doutoranda em Estudos do Lazer – UFMG.

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Published

2017-02-13

How to Cite

Grando, B. S., & Soares, K. C. P. C. (2017). Caça às krenti: criando corpo e infância entre os Akwê-Xerente (The hunting of krenti: creating body and childhood among Akwê-Xerente people). Crítica Educativa, 2(2), 62–73. https://doi.org/10.22476/revcted.v2i2.97