A educação especial em Angola, Moçambique e Brasil: marcos históricos e a política de educação inclusiva das agências multilaterais

Authors

  • Luis Alfredo Chambal Universidade Pedagógica em Moçambique
  • Heulalia Charalo Rafante Universidade Federal do Ceará
  • Sérgio Cristóvão Selingardi Prefeitura Municipal de Mariana.

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v1i2.52

Keywords:

Educação Especial. Angola. Moçambique. Brasil. Declaração de Salamanca. Agências Multilaterais

Abstract

Este artigo constitui uma análise dos marcos históricos da Educação Especial em Angola, Moçambique e Brasil, países que, não obstante distinções, possuem pontos em comum, como o passado colonial e a língua portuguesa como idioma oficial. Tem-se por objetivo ressaltar as singularidades históricas, políticas, econômicas e sociais de cada país e também a adoção da proposta de política para atendimento das pessoas com deficiência, da Declaração de Salamanca, de 1994, sob a égide da Conferência Mundial de Educação para Todos (1990) e promovida pelas agências multilaterais, como a Organização das Nações Unidas (ONU) e o Banco Mundial. Para maior compreensão da abordagem da Educação Especial nos três países, primeiramente é feita uma abordagem acerca do perfil histórico e social de cada um deles, destacando, especificamente, nos casos de Angola e Moçambique, uma realidade marcada pela pobreza, agravada por décadas de guerras civis. No que diz respeito à Educação Especial, os três países têm promovido políticas destinadas ao atendimento das crianças com necessidades educativas especiais, no entanto, seguindo os pressupostos dos organismos multilaterais que, na perspectiva de implementação de uma política inclusiva, não leva em consideração as distintas realidades entre os países.

Author Biographies

Luis Alfredo Chambal, Universidade Pedagógica em Moçambique

Pós-Doutor em Educação pela UFSCar-Campus Sorocaba. É instrutor técnico pedagógico do Ministério de Educação e Desenvolvimento Humano da Republica de Moçambique e Docente da Universidade Pedagógica em Moçambique

Heulalia Charalo Rafante, Universidade Federal do Ceará

Professora Adjunto II no Departamento de Fundamentos da Educação, da Universidade Federal do Ceará. Foi professora da Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba (2013-2015). Graduada em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP MG 2001) e em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE-2010) . Mestre (2006) e Doutora (2011) em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), na área Fundamentos da Educação. Possui formação na Plataforma Moodle e no sistema de Tutoria em Educação a Distância pela Ufscar. Atuou como Professora Substituta do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Carlos (2012) e Orientadora Educacional On Line, no curso de especialização em História da UNICAMP-RedeFor (2011-2012).Foi professora tutora do curso de Especialização em Gestão Escolar, no Programa Escola de Gestores, oferecido pela UFSCar, atuando na sala ambiente Fundamentos do Direito à Educação (2008; 2011). Foi professora da Educação Básica, disciplina História, no Serviço Social da Indústria (2011-2012). Exerceu a função de orientadora educacional do Collegium Sapiens de Araraquara - SP (2006 e 2007). Foi docente bolsista da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), atuando na formação de professores (2003). Atuou como estagiária do Centro de Memória da Empresa ALCAN Alumínio do Brasil, Ouro Preto-MG, e coordenou a organização do Centro de Documentação e Informação Técnica (2001 e 2002). Integrou o Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação HISTEDBR, núcleo UFSCar e o Grupo de Pesquisa Terapia Ocupacional e Educação no Campo Social CNPq; participou do Grupo de Estudos em Psicologia e em Ciências Humanas: história e memória, do Departamento de Psicologia e Educação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto/USP (2010). Atualmente, é pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Direito à Educação e Educação Especial (NEPEDE ES) e do Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Política, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação (GEPLAGE). Tem experiência na área de História da Educação, História da Educação Especial no Brasil, Política Educacional.

Sérgio Cristóvão Selingardi, Prefeitura Municipal de Mariana.

Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2007). Atualmente é Professor da Prefeitura Municipal de Mariana.

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Published

2015-12-16

How to Cite

Chambal, L. . A., Rafante, H. C., & Selingardi, S. C. (2015). A educação especial em Angola, Moçambique e Brasil: marcos históricos e a política de educação inclusiva das agências multilaterais. Crítica Educativa, 1(2), p.7–23. https://doi.org/10.22476/revcted.v1i2.52

Issue

Section

Dossiê temático "Democracia Participativa e Educação Cidadã" - Artigos Nacionais