A WAY OF UNDERSTANDING THE CONSTRUCTION OF THE TEACHING CONDITION BY PROFESSIONALS WHO TEACH IN HIGHER EDUCATION IN BRAZIL
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v6.id446Keywords:
Bacharel Professor. Formação de Professores. Ensino Superior. Serviço SocialAbstract
From what professional spaces do social workers who teach in higher education in the area recognize the speeches that (con) form yours self teacher identities come from? The answers to this question, obtained in an empirical research carried out with social workers professors at higher education in two units of the University of the State of Minas Gerais are admitted, in this text, as a motif for the development of an argument built from the theorizations inspired by the conceptual shifts proposed by the French philosopher Michel Foucault. In this context, the statements obtained in the aforementioned study corroborate with the argument that the teacher identities are a confluence of discourses arising from a mosaic of spaces, some of which without having, initially, the intention to contribute to the teacher education of the bachelor who assumes the post of professor of higher education.
References
ARROYO, Miguel G. Ofício de mestre: imagens e auto-imagens. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
BRASIL. Resolução Nº 01, de 17 de junho de 2010 – Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior – CONAES. Brasília, 2010a. Disponível em: [http://portal.mec. gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=15712&Itemid=1093]. Acesso em 12 nov. 2018.
FAUSTINI, Márcia Salete Arruda. O ensino no Serviço Social. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004.
FOUCAULT, Michel. A hermenêutica do sujeito. 2. ed. Tradução de Marcio Alves da Fonseca, Salma Tannus Muchail. São Paulo: Martins Fontes, 2006c.
FOUCAULT, Michel. A governamentalidade. In.: ______. Microfísica do Poder. Tradução e Organização de Roberto Machado. Rio de Janeiro: Edições Graal. 2001.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso: aula inaugural do Collège de France, pronunciada em 02 de dezembro de 1970. Tradução de Laura Fraga de Almeida Sampaio. 2. ed. São Paulo: Edições Loyola, 1996.
FOUCAULT, Michel. Arqueologia do saber. Tradução de Luiz Felipe Baeta Neves. Rio de Janeiro: Forense universitária, 1995a.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade 3: o cuidado de si. 8. ed. Tradução de Maria Thereza da Costa Albuquerque. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2005.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Tradução de Raquel Ramalhete. 32. ed. Petrópolis: Vozes. 1987.
FRANCO, Maria Amélia Santoro. Prática docente universitária e a construção coletiva de conhecimentos: possibilidades de transformações no processo ensino-aprendizagem. Cadernos de Pedagogia Universitária. São Paulo, n. 10, set. 2009.
GAUTHIER, Clermont. et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Tradução: Francisco Pereira. 2. ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2006.
HARDT, Lúcia Schineider. Os fios que tecem a docência. 2004. 267 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 4. ed. Tradução de Tomás Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. Rio de Janeiro: DP&A., 2003.
MASETTO, Marcos T. Competência Pedagógica do Professor Universitário. São Paulo: Summus, 2003.
OLIVEIRA, V. S.; SILVA, R. F. Ser bacharel e professor: dilemas na formação de docentes para a educação profissional e ensino superior. Holos. Ano 28, Vol 2, 2012. p.193-205
RIBEIRO, Isamar Gonçalo de Sousa. A formação do professor bacharel e a construção dos saberes pedagógicos na educação superior. Dissertação. Mestrado em Educação. Brasília: Universidade de Brasília, 2019.
SAVIANI, Dermeval. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação. V. 14 n. 40 jan./abr. 2009.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Tradução de Francisco Pereira. 13. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
RIBEIRO, Isamar Gonçalo de Sousa. A formação do professor bacharel e a construção dos saberes pedagógicos na educação superior. Dissertação (Mestrado em Educação). Brasília: Universidade de Brasília, 2019.
VEIGA-NETO; Alfredo. Incluir para excluir. In. LARROSA, J; SKLIAR, C. Habitantes de Babel: políticas e poéticas da diferença. Belo Horizonte: Autêntica. 2001, p. 105-118
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação a Crítica Educativa a o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Crítica Educativa.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Crítica Educativa do PPGED da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.