Estado, políticas públicas e a atuação do diretor da escola pública (State, public policies and the performance of the public school director)

Authors

  • Carmem Lucia Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ FACULDADE TEOLÓGICA BATISTA EQUATORIAL
  • Terezinha de Fátima Andrade Monteiro dos Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v5i1.389

Keywords:

Políticas Educacionais. Gestão Democrática. Gestão Gerencial.

Abstract

Este artigo é parte das pesquisas realizadas para a construção de uma tese de doutorado em andamento que tem como tema “O Diretor escolar na Gestão do Ensino Público” pela Universidade Federal do Pará e não conta com nenhum tipo de financiamento. O objetivo é analisar como se configura a atuação do diretor escolar na gestão da escola pública. A pesquisa está fundamentada inicialmente em uma pesquisa bibliográfica, a partir da produção teórica existente sobre o tema em tela e que resultou na necessidade de compreender como o desenvolvimento do Estado neoliberal contribuiu para a criação de políticas públicas voltadas para a gestão escolar e, consequentemente, para a atuação do diretor. Tivemos na revisão da literatura um dos instrumentos que possibilitou o desvelamento dos aspectos que contribuíram para a atual configuração da escola pública, partindo do pressuposto de que a escola é o lócus onde o diretor desenvolve o seu fazer profissional.

Author Biographies

Carmem Lucia Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ FACULDADE TEOLÓGICA BATISTA EQUATORIAL

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará, com mestrado em Educação pela Universidade Federal do Pará, doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Pará na área de Políticas Públicas Educacionais. Atualmente é professora da Faculdade Teológica Batista Equatorial e Técnica Pedagógica - Secretaria Municipal de Educação de Belém - PA. ORCID: <https://orcid.org/0000-0002-4583-7141>. E-mail: carmen0910@msn.com

Terezinha de Fátima Andrade Monteiro dos Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Professora da Pós-Graduação e da Graduação em Pedagogia do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará, doutora em educação desde 1999 (UNIMEP-Piracicaba-SP), pós-doutora em educação pela Universidade de Aveiro, em 2006, e na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, em 2010. ORCID: <https://orcid.org/0000-0001-8451-3505>. E-mail: tefam@ufpa.br

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Published

2019-11-06

How to Cite

Santos, C. L., & dos Santos, T. de F. A. M. (2019). Estado, políticas públicas e a atuação do diretor da escola pública (State, public policies and the performance of the public school director). Crítica Educativa, 5(1), 236–245. https://doi.org/10.22476/revcted.v5i1.389

Issue

Section

Artigos e ensaios nacionais