Internacionalização ou transnacionalização da educação superior: entre a formação de um campo social global e um mercado de ensino mundializado
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v1i1.24Keywords:
Cidadania Ampliada. Política Educacional. Sociedade Contemporânea.Abstract
Este artigo tem por objetivo analisar os fenômenos da internacionalização e da transnacionalização da educação superior. Metodologicamente, baseado na teoria dos campos de Pierre Bourdieu, explora-se a contradição entre “união” e “interseção” de campos sociais de educação superior.References
ANHEMBI MORUMBI. Rede Internacional Laureate. Extraído de <http://portal.anhembi.br/institucional/rede-internacional-laureate/>, Acesso em 12 Fev 2015.
AUSTRALIAN GOVERNMENT. Export income to Australia from international education activity in 2012-13. Research Snapshot. Australian Education International: November 2013.
AZEVEDO, M.L.N. Integração Regional e Educação Superior: regulações e crises no Mercosul. In: FERREIRA, E.B.; OLIVEIRA, D.A. Crise da Escola e Políticas Educativas. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
______. O modelo inglês de educação superior e o processo de Bolonha: integração, internacionalização ou mercadorização do espaço europeu de educação superior? In: AZEVEDO, M.L.N. Políticas Públicas e Educação: debates contemporâneos. Maringá: EDUEM, 2008.
BARBOSA, Mariana; MIOTO, Ricardo. Britânicos compram Yázigi, Wizard e Skill por R$ 1,95 bi. Folha de S. Paulo. 04 Dez. 2013. Extraído de <http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mercado/142023-britanicos-compram-yazigi-wizard-e-skill-por-r-195- bi.shtml>, acesso em 04 dez. 2013.
BOURDIEU, P. Razões Práticas: sobre a teoria a ação. Campinas: Papirus, 1996. Tradução: Mariza Corrêa.
______. Questions de Sociologie. Paris: Les Editions de Minuit, 1984.
______. Questões de Sociologia. Lisboa: Fim de Século, 2003.
______. Questões de Sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983.
______. A Economia das Trocas Simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 1987.
______. A Distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: EDUSP – Porto Alegre: Zouk, 2008
______. Les conditions sociales de la circulation internationale des idées. In: Actes de la recherche en sciences sociales. Vol. 145, décembre 2002. La circulationinternationale des idées. pp. 3-8, doi: 10.3406/arss.2002.2793.
______. Escritos de Educação. In: NOGUEIRA, Maria Alice; CATANI, Afrânio Mendes (Orgs.). (Org.). Pierre Bourdieu: Escritos de Educação. 15ed.Petrópolis - RJ: Vozes.
BRASIL. Ciências sem Fronteiras. O Programa. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Extraído de http://www.cienciasemfronteiras.gov.br). Acesso em 22 fev 2015.
COMISSÃO EUROPEIA. EUROPA 2020: Estratégia para um crescimento inteligente, sustentável e inclusivo. Comissão Europeia, Bruxelas, 03 Março 2010.
DALE, R. Globalização e Educação: demonstrando a existência de uma “Cultura Educacional Mundial Comum” ou localizando uma “Agenda Globalmente Estruturada para a Educação”? Educação e Sociedade, Campinas, vol. 25, n. 87, p. 423-460, maio/ago. 2004.
ENQA. Standards and Guidelines for Quality Assurance in the European Higher Education Area. 3rd. Edition. ENQA: Helsinki, Finland, 2009
ESTÁCIO. Perfil corporativo. Relação com Investidores. Extraído de <http://www.estacioparticipacoes.com.br/>, acesso em 22 Fev 2015.
GARCÍA MÁRQUEZ, G. Cien Años de Soledad. Real Academia Española. Madrid/Bogotá, 2007.
HAVERGAL, C. Agents paid an average of £1,767 per non-EU recruit. THE-Times Higher Education. 19 feb 2015. Extraído de < http://www.timeshighereducation.co.uk/news/agents-paid-an-average-of-1767-per-non-eu-recruit/2018613.article >, acesso em 23 fev 2015.
IESALC/UNESCO. Declaración Final de la Conferencia Regional de Educación Superior en América Latina y El Caribe. Conferencia Regional de Educación Superior 2008. Cartagena de Indias, Colombia, 2008.
INSTITUTE OF INTERNATIONAL EDUCATION (IIE). OpenDoors 2014. Washington: U.S. Departament of State, Nov. 2014
KNIGHT, J. Five myths about internationalisation. International Focus. issue 67, : 23 fev 2011, London: The UK HE International Unit.
KROTON. Sobre a Kroton. Extraído de <http://www.kroton.com.br/>, Acesso em 12 Fev 2015.
LIMA, L. C., AZEVEDO, M. L. N. de.; CATANI, A. M. O Processo de Bolonha, a avaliação da educação superior e algumas considerações sobre a universidade nova. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 13,n. 1, p. 7-36, mar. 2008
LIRA, D. Só em 2013, faculdades ganharam R$ 750 milhões de isenção de impostos com Prouni. iG São Paulo. 28 ago 2014. Extraído de <http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/2014-08-28/so-em-2013-faculdades-ganharam-r-750-milhoes-de-isencao-de-impostos-com-prouni.html>, acesso em 22 fev 2015.
LORENZONI, I. PROUNI. Programa completa 10 anos com maior oferta de bolsas desde que foi criado. 26 dez de 2014. Extraído de , Acesso em 22 Fev 2015.
NOSELLA, P. Filosofia da Educação: multiculturalismo e interculturalismo. 2015. Mimeo.
______. Mensagem Eletrônica destinada a Mário Luiz Neves de Azevedo. 27 Jan 2015.
POLANYI, K. A grande transformação: as origens de nosso época. tradução de Fanny Wrabel. 2a. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2000.
NYE Jr, J. The Future of Power. New York: Public Affairs (Perseus Books): 2011.
TOLEDO, J. R. de. Pátria Especuladora. O Estado de S.Paulo. 16 fev. 2015. Extraído de <http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,patria-especuladora-imp-,1635087>, Acesso em 22 fev 2015.
______.; SALDAÑA, P.; BURGARELLI, R. - O Estado de S.Paulo. Gasto com Fies cresce 13 vezes e chega a R$ 13,4 bi, mas ritmo de matrículas cai. O Estado de S.Paulo. 15 fev. 2015. Extraído de <http://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,gasto-com-fies-cresce-13-vezes-e-chega-a-r-13-4-bi-mas-ritmo-de-matriculas-cai-imp-,1634714>, Acesso em 22 fev 2015.
______.; OSCAR, N.; SALDAÑA, P.; BURGARELLI, R. Com novas regras no Fies, mensalidades revertem queda e voltam a subir. O Estado de S.Paulo. 16 fev. 2015. Extraído de <http://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,com-novas-regras-no-fies-mensalidades-revertem-queda-e-voltam-a-subir,1634994>, Acesso em 22 fev 2015.
UK. International Education: Global Growth and Prosperity. Industrial Strategy: government and industry in partnership. Foreword: David Willetts (Minister for Universities and Science). London, July 2013.
WIT, H. de. Internationalization of Higher Education: Nine Misconceptions. International Higher Education. Center for International Higher Education. The Boston College. Boston, nº. 64, Summer 2011, p. 6-7.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação a Crítica Educativa a o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Crítica Educativa.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Crítica Educativa do PPGED da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.