O Programa de Bolsa de Iniciação à Docência/Unifal-MG: uma experiência voltada à Educação pelos Direitos Humanos (The Teaching Initiation Grant Program / Unifal-MG: an experience focused on Education for Human Rights)
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.213Keywords:
Educação, Pibid, experiênciaAbstract
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar algumas experiências desenvolvidas nos Fóruns realizados pelo Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), da Universidade Federal de Alfenas, em Minas Gerais. Procurando o diálogo constante e a aproximação entre a Universidade e as escolas parceiras, os encontros envolveram estudantes bolsistas, professores supervisores e coordenadores de área, no sentido de analisar experiências vivenciadas ou observadas nas escolas à luz das teorias educativas e saberes escolares. No ano de 2016 foram abordadas questões relacionadas à indisciplina, à escrita e leitura, mas também ao papel político da educação. Em continuidade, neste ano de 2017, o Pibid/UNIFAL voltou-se para a discussão de uma Educação voltada para os Direitos Humanos, uma vez que os conflitos em torno de questões geracionais, raciais e de gênero emergem nas narrativas e observações de estudantes e professores na prática cotidiana escolar, notando-se a ausência do compromisso com essas temáticas em projetos escolares ou de licenciaturas.
Palavras-chave: Pibid/UNIFAL-MG; Fóruns; Educação; Direitos Humanos
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação a Crítica Educativa a o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Crítica Educativa.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Crítica Educativa do PPGED da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.