Desenvolvimento profissional e inovação pedagógica: a experiência de formação dos professores supervisores do PIBID na região dos inconfidentes – MG (Professional development and pedagogical innovation: the formation experience of PIBID supervisor teacher in the Inconfidentes region (Minas Gerais))

Authors

  • José Rubens Lima Jardilino Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP
  • Andressa Maris Rezende Oliveri Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP
  • Ises Mitiko Masago Silva Rede Municipal de Ensino de Mariana

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.211

Keywords:

Professor supervisor, Desenvolvimento profissional docente, Formação continuada, Inovação pedagógica.

Abstract

Este trabalho é um recorte de uma investigação em rede desenvolvida no OBEDUC pela UECE, UFOP e UNIFESP, denominada “Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica: estudo exploratório sobre contribuições do PIBID”, que teve como objetivo reconhecer as contribuições do programa para a formação continuada e o desenvolvimento profissional docente de professores da educação básica que integram o PIBID. Neste artigo, serão apresentadas considerações sobre a experiência de formação dos professores supervisores da Região dos Inconfidentes -MG, no que se refere ao desenvolvimento profissional e a inovação das práticas pedagógica. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com trinta docentes. Os dados foram analisados a partir da perspectiva de Candau (2009), García (2009), Nóvoa (1995) e Jardilino et. al (2014), entre outros. Dentre os resultados, destaca-se que os entrevistados apontam que essa experiência de formação contribuiu para a ressignificação das práticas e para o seu desenvolvimento profissional. Assim, programas de formação nos moldes do PIBID podem ser pensados como uma alternativa de formação também para os docentes experientes, firmada na reflexão sobre a prática e na troca de experiências.Educa

Author Biographies

José Rubens Lima Jardilino, Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

Universidade Federal de Ouro Preto. Doutor em Ciências Sociais com Pós-doutorado em Ciências da Educação pela Université Laval, Quebec, CA. Coordenador do Grupo de Pesquisa-FOPROFI/CNPq; Membro do Comitê Científico da Anped/2010 e editor da Revista Historia de la Educación Latinoamericana -Rhela; e Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores - Formação Docente. Presidente da Sociedad deHistoria de la Educación Latinoamericana (SHELA).

Andressa Maris Rezende Oliveri, Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

Graduada em Letras e mestre em educação pela UFOP, professora substituta do Instituto Federal de Minas Gerais, Pesquisadora do FOPROFI - Grupo de Pesquisa Formação e Profissão Docente UFOP/CNPq

Ises Mitiko Masago Silva, Rede Municipal de Ensino de Mariana

Professora efetiva da Rede Municipal de Mariana, especialista em Educ. Matemática e pesquisadora do Obeservatório da Educação - UFOP;CAPES.

References

BRASIL. CAPES. PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência.

Disponível em: <http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid>. Acesso em: 26 mai.

BRASIL. Decreto nº 7.219, de 24 de junho de 2010. Dispõe sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília: Casa Civil da Presidência da República, 2010. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7219.htm>. Acesso em: 05 abr. 2013.

CANDAU, Vera Maria Ferrão. Formação continuada de professores/as: questões e buscas atuais. Rio de Janeiro: Revista Novamerica on-line. Edição nº122. Rio de Janeiro: NOVAMERICA, 2009. Disponível em http://www.novamerica.org.br/revista_digital/L0122/rev_emrede02.asp. Acesso em 27 de outubro de 2014.

CARDOSO, Ana Paula Oliveira. Educação e Inovação. Revista Millenium On-line. n. 6, p. 1-9, 1997. Disponível em: <http://docplayer.com.br/6819830-Educacao-e-inovacao-ana-paula-p-o-cardoso-professora-adjunta-da-esev-resumo.html. Acesso em: 21 set. 2016.

FARIAS, I. M. S.; JARDILINO, J. R. L.; SILVESTRE, M. A. Desenvolvimento profissional docente e inovação pedagógica: estudo exploratório sobre contribuições do PIBID. Brasília: OBEDUC/CAPES 2012.

FERRETI, Celso João. A inovação na perspectiva pedagógica. In: GARCIA, Walter E. Inovação educacional no Brasil: problemas e perspectivas. São Paulo: Cortez Editora,

Autores Associados, 1980. p. 55-82.

GARCÍA, Carlos Marcelo. Formação de professores para uma mudança educativa. Portugal: Porto: Porto Editora, 1999. 271 p.

_______. Desenvolvimento profissional docente: passado e futuro. Sísfio. Revista de Ciências da Educação, n. 8, p. 7-22, jan./abr. 2009.

GATTI, Bernardete Angelina. Análise das políticas públicas para formação continuada no Brasil, na última década. Revista Brasileira de Educação, v.13 n. 37, p. 57 – 70. Rio de Janeiro. jan./abr. 2008.

IMBERNÓN, Francisco. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.

________, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2011. p. 127.

JARDILINO, José Rubens Lima. OLIVERI, Andressa Maris Rezende. A Formação continuada de professores no âmbito do PIBID na Região dos Inconfidentes - MG. EntreVer - Revista das Licenciaturas, v. 3, p. 237-249, 2013.

_________; MOREIRA, T. X.; SANTOS, A. X. M. dos. Conceituações teóricas acerca da inovação pedagógica: o limiar de uma discussão. UFOP - OBEDUC, 2014. 12 f. outra.

________. Contribuições do PIBID para a formação de professores: notas sobre uma experiência regional. In: José Albio Moreira de Sales;Maria Isabel Sabino de Farias; Maria do Socorro Lucena Lima; Maria Marina Dias Cavalcante. (Orgs.). Didática e a prática de ensino na relação com a sociedade. 1ed.Fortaleza: EdUECE, 2015, v., p. 825-838.

MORALES, P. M. A relação professor-aluno. 6. ed. São Paulo: Loyola, 2006.

NÓVOA, António. Formação de professores e profissão docente. In: ______ (Coord.). Os professores e a sua formação. 2. ed. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1995. p. 15-33.

_______. O passado e o presente dos professores. NÓVOA, A. (org.). Profissão Professor. 2. ed. Porto: Porto Editora, 1999. p.13-34.

SACRISTÁN, J. Gimeno. Consciência e acção sobre a prática como libertação profissional dos professores. In: NÓVOA, Antonio (Org.). Profissão Professor. 2.ed. Porto: Porto Editora, 1995. p. 63-92.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 13. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012. 325 p.

Published

2017-09-13

How to Cite

Jardilino, J. R. L., Oliveri, A. M. R., & Silva, I. M. M. (2017). Desenvolvimento profissional e inovação pedagógica: a experiência de formação dos professores supervisores do PIBID na região dos inconfidentes – MG (Professional development and pedagogical innovation: the formation experience of PIBID supervisor teacher in the Inconfidentes region (Minas Gerais)). Crítica Educativa, 3(2), 78–93. https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.211