O trabalho com a apreciação de poemas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (The work with appreciation of poems in the Institutional Program of Teaching Initiation Scholarship)
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.210Keywords:
Poema, Leitura, Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência.Abstract
Este artigo discorre sobre o trabalho com apreciação de poemas desenvolvido com uma turma de quarto ano do Ensino Fundamental em uma escola pública no estado Rio de Janeiro. As atividades foram desenvolvidas através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, no primeiro semestre do ano de 2015. O objetivo principal foi favorecer a apreciação de poemas de modo a potencializar a formação de leitores sensíveis à linguagem poética. A metodologia, de cunho qualitativo, foi considerada a mais apropriada devido a sua adequação ao processo de interpretação dos dados coletados, estes últimos aconteceram por intermédio de diálogos, saraus de leitura, rodas de conversas e exposições de varais de poemas. Os resultados obtidos indicam para a construção de concepções e práticas não escolarizadas com a leitura, apontam as ações educativas constituídas com intencionalidade prazerosa e lúdica com poemas como sendo as mais carregadas de sentido para as crianças.
References
ARAÚJO, L., C. de; Inter-relações entre oralidade e escrita no componente curricular língua portuguesa; Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: A oralidade, a leitura e a escrita no Ciclo de Alfabetização; Brasília; Caderno 5; p. 9-21.; 2015. Disponível em: <http://www.pacto.mec.gov.br/images/pdf/Cadernos_2015/pnaiccaderno5.pdf>.Acesso em: 19 fev. 2016.
BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
______. Marxismo e Filosofia da linguagem. 11ª edição. São Paulo: Editora Hucitec, 2004, 196 p.
CARMAGO, G. A. O PIBID no Curso de Pedagogia: implicações para a formação docente. 2015. Campinas-SP: Unicamp, 2015. 199 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 2015. Disponível em: < http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/ >. Acesso em: 23 de out. de 2016.
FREIRE, P. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992, 245 p.
_____. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 31. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2005. 148 p.
GERALDI,C. M. G.; MESSIAS, M.G.M. e GUERRA, M.D.S. Refletindo com Zeichner: um encontro orientado por preocupações políticas, teóricas e epistemológicas. In C.M.G. GERALDI; D. FIORENTINI e E.M.A. PEREIRA (Orgs.). Cartografias do Trabalho Docente. Campinas-SP; Mercado de Letras e ALB, 1998. p. 237-274.
LARROSA, J. Ensaio, diário e poema como variantes da autobiografia: a propósito de um “poema de formação de Andrés Sánchez Robayna. In: SOUZA, E. C. de; ABRAHÃO, M. H. M. B. (Orgs) Tempos, narrativas e ficções: a invenção de si. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006. p. 41-59.
KLEIMAN, Â. Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, SP: Mercado de letras, 1995.
______. Preciso “ensinar” o letramento? Não basta ensinar a ler e a escrever? Linguagem e letramento em foco. CEFIEL/IEL/UNICAMP/MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, 2005. Disponível em: https://oportuguesdobrasil.files.wordpress.com/2015/02/kleiman-nc3a3o-basta-ensinar-a-ler-e-escrever.pdf. Acesso em: 27 de out. de 2016.
NÓVOA, A. (Org.) Os professores e a sua formação. Lisboa: D. Quixote, 1993.
RAMOS, F. B.; MARANGONI, M. C. T. Ecos da poesia no leitor mirim. Revista Pró-Posições vol.27 no.2 Campinas May./Aug. 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072016000200067&lang=pt
VENÂNCIO, A. G. A criança como artesã das palavras: O trabalho com a poesia na Educação Infância. 2007; 92 p. Dissertação de Mestrado; Universidade Estadual de Campinas; São Paulo; 2007.
VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1998. 191 p.
______. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1993. 135 p.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação a Crítica Educativa a o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Crítica Educativa.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Crítica Educativa do PPGED da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.