Formação em tecnologias digitais na educação: uma experiência articulada entre PRODOCÊNCIA, LIFE, PIBID e PARFOR (Training in digital technologies in education: an articulated experience between PRODOCÊNCIA, LIFE, PIBID and PARFOR)
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.175Abstract
Este artigo tem por objetivo apresentar as ações da Universidade Regional de Blumenau (FURB) no contexto do projeto PRODOCÊNCIA que tratou da formação e do uso de tecnologias digitais na Educação. O projeto teve entre seus objetivos específicos ressignificar a prática dos professores dos cursos de licenciatura, em especial do PIBID e PARFOR e incentivar práticas pedagógicas interdisciplinares mediadas pelas TDICs. As ações foram executadas no LIFE explorando o potencial das tecnologias lá existentes e inserindo a interdisciplinaridade como eixo central. Os principais resultados foram: a criação de diretrizes para uso das TDICs nos cursos de formações de professores; a realização de palestras, cursos, oficinas e assessorias, totalizando 1.288 participantes; a disponibilização de 35 objetos de aprendizagem, além de 18 materiais pedagógicos diversos. As discussões e ações realizadas proporcionaram aos envolvidos refletir e ampliar sua visão sobre as possibilidades das TDICs na Educação. De uma visão como algo distante dos professores e que requerem uma formação complexa e específica, para uma visão das TDICs como recursos que promovem a autonomia, a emancipação, a colaboração e a inclusão.
Palavras-chave: Tecnologias digitais na educação. Formação de Professores. Prodocência. Life. Pibid. Parfor.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação a Crítica Educativa a o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Crítica Educativa.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Crítica Educativa do PPGED da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.